domingo, 6 de outubro de 2013

Miran vê esperança na obra negra de Wen Ma

Frederico Miranda Diniz, (foto) arquiteto, urbanista, artista plástico, experiente profissional, também foi convidado pelo Blog do Parque a falar sobre arte urbana e a obra da arista chinesa Jennifer Wen Ma em instalação no centro do lago da Barragem Santa Lúcia. Ele considera a intervenção uma forma de chamar a atenção para o meio ambiente planetário e que a obra já está interferindo na vida das pessoas, pelo inusitado trabalho de instalação.
Sobre a arte urbana, Miran, nome artístico de Frederico Miranda Diniz, diz o seguinte:
“É um tipo de intervenção artística que se cria na paisagem urbana e em locais públicos, como praças, largos, estações de metrô e outros, com o objetivo de chamar a atenção do público, dizer algo, quando o artista intenciona comunicar com a sociedade, manifestando algum tipo de repúdio, descontentamento político, ou, simplesmente, trazer mais cores e alegria aos espaços abertos das cidades.”
Miran cita os grafiteiros da década de 1960, como Taki183 e Stan153, destaca como importantes Jean Michel Masquiat e Keith Haring , este se caracteriza por contornos sólidos, mínima expressão gráfica e personagens com movimentos simples.
Sobre a intervenção de Wen Ma, Miran deu o seguinte depoimento:
“Penso que essa imagem, toda negra, deva estar a solicitar uma reflexão à forma como estamos tratando nosso meio ambiente planetário, esquecendo que sem a nossa natureza e a biodiversidade em plena harmonia, estaremos, brevemente, num beco sem saída.
“Plantas em um ambiente todo preto dá o que pensar, talvez num horizonte sombrio, se não tomarmos consciência logo de que devemos fazer tudo para preservarmos nossas riquezas naturais, e partirmos ao encontro de soluções, que possam cessar todas as agressões que os homens causam ao nosso “habitat”.
“Vejo essa obra com esse poder, de fazer acordar as pessoas para um maior respeito ecológico e manutenção da vida na Terra.
“E a esperança, que a artista transmitirá, será quando as flores brotarem em cores exuberantes sobre a base negra/sombria.
“Será uma bela imagem, com uma mensagem de esperança por dias melhores, algo bastante positivo.”
Ambiente chinês no lago do Parque da Barragem Santa Lúcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário