sábado, 5 de outubro de 2013

A arte urbana mostra sua cara

Wen Ma, Marcelo Dantas e Marianna Peragallo,  o curador e as artistas
Marcelo Dantas, o curador da obra de arte em instalação no lago do parque da barragem Santa Lúcia, esteve hoje visitando a obra e a artista Jennifer Wen Ma, que tem literalmente “botado a mão na massa” ao pintar de nanquim preto uma a uma, e com paciência chinesa, as plantas que está utilizando.
Marcelo Dantas é um importante curador de trânsito internacional, nasceu em Belo Horizonte e estudou no Pitágoras da Cidade Jardim, ali pertinho para onde agora está trazendo esta instalação, a ser inaugurada no dia 12 de outubro e que, a princípio, deverá ficar até o final de dezembro, conforme acerto com o patrocinador, o banco HSBC.
Os frequentadores consultados pelo Blog do Parque ainda não têm opinião formada a respeito da instalação. Mas acompanham com curiosidade esta movimentação de Wen Ma, suas assistentes e de funcionários transportando plantas negras para cima e para baixo, na estrutura de madeira construída para instalar a “Ilha do Encantamento”. A passarela será retirada e a obra poderá ser apreciada de suas margens e pelos barcos pedalinhos que ficarão a disposição.
Esta instalação tem o apoio da Prefeitura de BH e está no projeto BH/Asia, que consta ainda com intervenções nas praças do Papa, da Liberdade e estacionamento da rodoviária.
A Ilha do Encantamento está tomando forma e vem despertando a curiosidade dos frequentadores do Parque da Barragem Santa Lúcia. Pelo inusitado de plantas pintadas de preto, pelas chinesas com chapéus de palha que circulam por ali e pela expectativa do resultado final.
O contraste entre o negro, o verde e as cores irão aparecer bastante com o tempo, especialmente pelo desenvolvimento das plantas e cuidados de jardinagem, A tinta chinesa, “o pulo do gato” da artista Wen Ma, não sai com a chuva.
O "pagode chinês" chegou a Belo Horizonte com o inusitado da arte contemporânea internacional, aqui representado pela concepção de uma artista chinesa radicada em Nova Iorque.

3 comentários:

  1. Mas será que vai mesmo ficar bonito? Este dinheiro não estaria melhor empregado na educação? Sei que arte é cultura, mas.....ah sei lá...acho que vai ficar bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é educação, Marcos. Além da sensibilidade, estimula a curiosidade, a observação, a consciência do espaço público. E achei que ficaram muito bonitas as instalações.

      Excluir
  2. Achei a ideia muito legal! Parabéns!!!

    ResponderExcluir