segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Caminhando com o perigo

Há uns dois meses, céu aberto, 11 e meia da manhã, eu caminhava sozinho.Notei três rapazes sentados ali naquele topo, na boca da rota de fuga (foto) , entre o campo de futebol e o almoxarifado da Fundação de Parques Municipais.

Eram ostensivamente suspeitos. Percebi que estava para acontecer um assalto. Retornei, não prossegui, voltei na minha própria sombra. E cruzei com duas mocinhas, de uns 18, 20 anos. Eu tinha quase nada comigo, apenas trocados para uma água, se tanto. Elas, como o diabo gosta. Com tudo em cima: correntinhas, celulares, tênis de marca, pulseiras.
Avisei. “Retornem, retornem comigo que ali estão três suspeitos esperando uma vítima para assalto.”

Não me deram ouvidos. Até me olharam com cara feia. Prosseguiram, nada aconteceu. Ao cruzarmos novamente, pois caminhávamos agora em sentidos opostos, ouvi claramente uma falando para a outra:” esses velhos são preconceituosos.....”

Dois minutos depois, olhei para trás e lá estavam elas no chão: agredidas, sem pulseirinhas, celulares, descalças, uma com um ataque de choro compulsivo, a outra com a testa machucada, gritava. “Eu nunca pensei que isto fosse acontecer comigo.”
Uma delas era linda. Nunca mais as vi no  Parque da Barragem Santa Lúcia.
(Este é um fato verdadeiro, narrado por um frequentador)

Um comentário: