sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Eduardo Couri, o nome do Parque


O Parque da Barragem Santa Lúcia chama-se, na verdade, nome oficial, Parque Jornalista Eduardo Couri. Tem até um monumento em sua homenagem, próximo à barraca do Açaí. 

Eduardo Couri foi o principal colunista social de Belo Horizonte, no Jornal Estado de Minas, veículo impresso líder dos Diários Associados. De tradicional família mineira, morou na “colina de Lourdes”, na esquina de avenida Olegário Maciel com Bernardo Guimarães, em frente à sede do Atlético Mineiro, onde ainda moram seus parentes. 

Circulava na tradicional sociedade mineira com desenvoltura, era amigo dos ricos e poderosos, políticos e senhoras da sociedade, amizades que ele cultivava com doçura e paparicos. 

Liderou campanhas assistenciais promovidas pelos Diários Associados, a principal delas a Jornada Solidária, e criou os dois eventos mais badalados na cidade nos anos 70 e 80: o Showçaite e o concurso Glamour Girl

Ângela Diniz (Villas Boas) foi uma das glamour girls de Eduardo Couri. E o showçaite levou para os palcos do tradicionalíssimo Automóvel Clube as socialites belo-horizontinas que soltavam a franga em espetáculos apurados e bem produzidos.

2 comentários:

  1. Não sabia, achei muito interessante. Lembro-me bem do Eduardo Couri, trouxe-me saudades o "Showçaite" e o "Glamour Girl" . Bacana o monumento, merecido.
    Abraço,
    Ângela

    ResponderExcluir
  2. Um espetacular jornalista de Belo Horizonte. Não há, infelizmente, uma matéria na internet sobre a vida e obra desse importante colunista social. BH sem memória! Assim ocorre com Zilda Couto, Wilson Frade, Kátia Lage e outros ícones da sociedade mineira.

    ResponderExcluir