segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Como queremos nossos parques

Deputado Fred Costa, Hugo Vilaça, presidente da Fundação de Parques Municipais, e o jornalista Eustáquio Augusto dos Santos, editor do Blog do Parque e fundador da Associação dos Amigos do Parque da Barragem Santa Lúcia

O presidente da Fundação de Parques Municipais, Hugo Vilaça, determinou as medições necessárias para o cercamento completo do Parque da Barragem Santa Lúcia. 

Com este levantamento, a equipe de arquitetos e paisagistas da entidade começará a elaborar o projeto de adaptação do parque, que, com seus 96 mil metros quadrados, uma belíssima lagoa, pedalinhos, barracas de venda de sucos, cocos e açaís, um complexo esportivo com campos de futebol e tênis exclusivo para os moradores do aglomerado e jardins bem cuidados tem tudo para se transformar em novo ponto turístico de Belo Horizonte. 

Esta visão está sendo compartilhada pelo trade turístico da cidade, que já se movimenta para apoiar a iniciativa da Associação dos Amigos do Parque da Barragem Santa Lúcia.

Ubiratan Soares de Sá foi secretário de Estado de três governos e também apoia o cercamento do Parque da Barragem

O engenheiro Ubiratan Soares de Sá, atualmente na Sudecap, faz suas caminhadas nos finais de semana e também acha que o parque da barragem cercado terá mais utilização, ficará mais bem cuidado e oferecerá a segurança hoje impossível de se conseguir. 

Ele foi secretário de Estado de Obras, Habitação, Minas e Energia de três governos, conhece bem a política e a burocracia, e, na caminhada deste final de semana, comprometeu-se a juntar forças e conhecimento ao deputado Fred Costa para conseguir empresa ou instituição que possa bancar a construção da cerca no Parque da Barragem.

O Parque das Águas de Cambuquira tem cinco fontes de águas minerais, uma reserva florestal bem cuidada e uma lagoa para contemplação

Cambuquira cercou seu parque com muros baixos, fosso com água e cerca de arame farpado

 

No sul de Minas, na pequena e pacata cidade de Cambuquira, o Parque das Águas monopoliza a cidade. Não se conhece no mundo um local onde, num perímetro de menos de dois mil metros, haja a ocorrência de cinco tipos diferentes de águas minerais. 

Pois Cambuquira tem cinco fontes: gasosa, sulfurosa, magnesiana, férrea e uma última, eleita pela revista Exame como a melhor água mineral das americas, chamada Barracão, que contém lítio em sua composição. 

E no parque agora existe o Spa das Águas, moderníssimo centro que oferece massagens, banhos, duchas, yoga, hidratações facial e corporal, drenagem linfática, acupuntura, crenoterapia. Segundo o proprietário do Spa das Águas, Gustavo Campos, existe uma nova mentalidade na cidade que agora oferece melhores serviços aos turistas e habitantes, com pessoal especializado. 

Campos é engenheiro, trabalhou anos na Petrobras, no Rio de Janeiro, mas retornou à cidade com mulher e filhos para recuperar qualidade de vida. Sua funcionária Mariana Torino também retornou depois de oito anos em Belo Horizonte e conduz o Spa com criatividade e leveza.

Gustavo Campos deu nova dimensão aos negócios turísticos em Cambuquira com seu Spa das Águas
Mariana Torino esteve trabalhando por oito anos em Belo Horizonte mas agora se animou com a nova dimensão de Cambuquira




2 comentários:

  1. Um retrocesso,um acinte,mesmo para modus operandi desses homens ditos publicos.
    Parque cercado se torna clube particular bancado com o erario.
    Outra - ninguem garante segurança dentro de um cercado inocuo.Piada pronta e de mau gosto.
    Resta muito para que nos tornemos uma sociedade plena. Deveres para muitos,direitos para poucos.

    ResponderExcluir
  2. O parque das Águas de Cambuquira não é um clube particular, é aberto para visitação em horários pré determinados. E tampouco necessita de um cercado para segurança, a cidade, como é dito aqui, é pacata e nunca ouvi falar de alguma agressão ao parque.

    ResponderExcluir