O professor André
Quiroga (foto), de Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa do
curso de Jornalismo da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, campus de Mariana,
a cidade atingida em cheio pelo desastre ambiental da Samarco, tem reparos à
comunicação institucional da empresa.
O Blog Parque provocou
o professor depois que um promotor de Justiça ameaçou a empresa por gastar com
publicidade para melhorar sua imagem, ao invés de aplicar estes recursos na
construção de casas para os desabrigados, e o CONAR anunciar que fará uma
investigação para verificar a veracidade dos depoimentos dos funcionários
colocados em rede nacional de TV.
Alguns sites falam em custo de cerca de R$3 milhões para esta campanha de "humanização" da empresa.
Alguns sites falam em custo de cerca de R$3 milhões para esta campanha de "humanização" da empresa.
André Quiroga entende que ainda não estava no momento de
mostrar uma empresa humanizada, com este tipo de depoimento verdade, mas sim divulgar informações sobre suas ações para minorar os efeitos catastróficos
provocados pelo rompimento da barragem do Fundão.
O professor esclarece, no entanto, que, com este tipo de
publicidade, a empresa mostra seu interesse pelas pessoas e que pretende continuar suas atividades em Mariana, onde seus impostos garantem
84 por cento da renda anual da prefeitura.
Ele alerta para o fato de a Samarco não ter um plano de comunicação constante, de forma a manter os cidadãos informados de suas ações
durante o ano.
Para usar a palavra do momento, transparência, que poderia aliviar o mau conceito que as pessoas fazem hoje da empresa.
Para usar a palavra do momento, transparência, que poderia aliviar o mau conceito que as pessoas fazem hoje da empresa.
Num ambiente possível de crises, um plano de comunicação constante é altamente recomendável.
Muito boa a provocacao. Merece ate um aprofundamento.
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