sábado, 12 de abril de 2014

A filosofia, o exercício e a vida. Roberto bebe nas três fontes


A Filosofia Clínica "direciona e elabora, a partir da metodologia filosófica, procedimentos de diagnose e tratamento endereçados a questões existenciais" ou - em outras palavras - "trata-se da "utilização da filosofia aplicada ao indivíduo".

O psicanalista e filósofo Lúcio Packer, precursor da filosofia clínica no Brasil, tem um discípulo em Belo Horizonte, o poeta e filósofo Roberto Gonçalves (foto).

Alto, longilíneo, Roberto Gonçalves, aposentado da Receita Federal do Brasil, mora no São Bento, e frequenta o parque da barragem com regularidade para manter a saúde física.

Diz ele: “meu corpo pede vida, água pura da fonte: depende de afeto, justiça, paz, liberdade, amor, quer liberdade, fraternidade e Deus.”


O filósofo tem um site na internet: robertogoncalves.prosaeverso.net e se dispõe a ir à casa das pessoas para conversar. Entre no site. Converse com o Roberto.

14 comentários:

  1. Roberto Gonçalves é uma pessoa muito especial. Somente quem conhece sua doçura e meiguice pode perceber então sua preciosa inteligência e mais, seu respeito ao outro e ao Ser humano! Um filósofo sa vida!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a honra e mais do que isso, o privilégio de ser aluno de Filosofia Clínica da Professora e Doutora Marta Claus Magalhães. Na surpreendente arte de ensinar e amar, ela nos leva a percorrer os passos dos grandes filósofos - dos pré-socráticos até os atuais, com o brilho de sua inteligência e a fecundidade de sua incomensurável cultura. Muito obrigado minha querida professora pelas gentis palavras.

      Excluir
  2. Carmen Lucia Azevedo12 de abril de 2014 18:43

    Fiquei sabendo de um seminário sobre Filosofia Clínica que vai acontecer em Belo Horizonte em breve. Alguém sabe quando, onde e por quanto?

    ResponderExcluir
  3. Carnen Lucia Azevedo, o seminário terá como endereço a
    Associação dos Aposentados do Banco Central do Brasil, Bairro Serra, em Belo Horizonte,
    nos dias 19 e 20 de abril. Local: Rua Dominicanos, 105, Serra - Belo Horizonte, MG
    Inscrição e informação: Professora e Doutora Marta Claus Magalhães
    - martaclaus@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. vc esta de parabens ,por estar levantando a auto estima das pessoas,vc sera lembrado suas obras
    um grande beijo no seu coraçao de sua sol.

    ResponderExcluir
  5. vc esta de parabens ,por estar levantando a auto estima das pessoas,vc sera lembrado suas obras
    um grande beijo no seu coraçao de sua sol.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Roberto!! Vc é uma pessoa que faz a diferença por onde passa.... E sua busca por aprimoramento para, com bons conhecimentos técnicos, agregar valores à vida de outras pessoas, denota a pessoa especial que você é por dentro e por fora. Sucesso!!! bj

    ResponderExcluir
  7. Olá, Roberto! Parabéns pelo trabalho. Neste mundo da barulheira, é preciso ter coragem e força para cultivar o pensamento e buscar a sabedoria na simplicidade e em Deus. Um grande abraço e que o Senhor o continue abençoando.

    ResponderExcluir
  8. Exercitar a vida, é uma arte que poucos dominam e você faz com perfeição! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Agradeço as gentis mensagens de: Maria Socorro, Sueli Pedagoga, Sueli Duarte Costa e Melo, Professor Alessandro Faleiro, e uma mensagem anônima.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Roberto, lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  11. "Há sempre alguém na vida da gente. Alguém que aparece sorrindo, alguém que nos deixa chorando;
    e por mais que a gente tente esquecer há sempre alguém impossível de esquecer - a vida é assim mesmo. Um dia a gente ganha e no outro pode até perder. Por isso lute por seus ideais, sempre. Você não entra na vida das pessoas apenas para ser mais um, e sim para deixar algo de bom. Quem são aqueles, nestes dias fria desatenção, que manifestam ouvidos sensíveis às melodias da alma". Que agradecer afetuosamente ao ilustre jornalista EUSTÁQUIO AUGUSTO DOS SANTOS, palavras encontradas em sua surpreendente arte de amar e de realizar o seu ofício jornalístico, entrevistando um modesto aprendiz de filósofo. Receba, meu caro jornalista EUSTÁQUIO AUGUSTO DOS SANTOS, mais, muito mais do que a minha eterna gratidão, receba a minha amizade, incondicional.
    Afetuoso abraço de um anônimo caminhante, que agora o chama orgulhosamente de meu caro amigo!!! Roberto Gonçalves.

    ResponderExcluir