Rua Iraí, fundos da Faculdade Pitágoras: a calçada já está no padrão da Prefeitura, inclusive com o piso tátil para deficientes visuais |
É o transporte a pé, tão importante que a ANTP – Associação Nacional
de Transportes Públicos - tem incentivado estudos e projetos nas cidades
brasileiras.
Belo Horizonte tem ainda pequena preocupação com os
pedestres, apesar de a Prefeitura ter projetos como o Amar BH, leis de
regulação e padronização das calçadas e de vez em quando fazer campanhas pela
melhoria dos passeios da cidade.
Mas agora, em 2016, o termo vai começar a surgir mais em BH,
especialmente pela adoção do conceito urbano de que as pessoas devem morar a
cerca de no máximo 10 minutos de onde estuda, trabalha e se diverte.
No Novo Parque da Barragem Santa Lúcia as pistas de
caminhadas terão prioridades absolutas, com novos traçados, pistas com piso
antiderrapante percorrendo toda a área de 100 mil metros do parque, com
bastante sombra e sempre acompanhando a visão do lago.
As calçadas do hipercentro de BH estão adaptadas e recebem um trânsito de pedestres de mais de um milhão de pessoas a cada dia. |
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