José Carlos Scott Varella*
Cresce a
demanda por refeições congeladas prontas e semiprontas, alimentos de fácil
preparo, embalagens de fácil abertura, fechamento e descarte.
Conveniência,
Praticidade e Saudabilidade são o que pensam 55% dos consumidores de alimentos
congelados, provenientes das classes A, B e C que, de maneira geral, levam uma
vida corrida.
Outros
fatores, como famílias menores e maior número de pessoas que moram sozinhas,
também influenciam no crescimento do setor.
Não é à toa
que esses produtos conquistaram seu espaço e devem movimentar globalmente,
somente em 2014, cerca de US$ 29,8 bilhões, aumento de 22,8% em relação a 2010.
Uma pesquisa
realizada pela Abia – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação indica
que o segmento de congelados e desidratados prontos para consumo movimentou R$
7,4 bilhões em 2011, isto é, 17% maior que o ano anterior. O setor cresceu 120%
entre 2008 e 2013.
A pesquisa mostrou também o perfil do consumidor de alimentos congelados.
25% dos consumidores compram congelados de quatro a cinco vezes por mês.
30% utilizam estes produtos duas vezes e 40% consomem uma vez por mês.
Cerca de 73% dos consumidores são mulheres e este tipo de produto é mais consumido pela classe B (42%), seguida da classe C (29%).
*Proprietário da franquia Telu Congelados Diferentes, unidade Cidade Jardim
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