sábado, 31 de janeiro de 2015

O corredor caminha para implantar o Novo Parque da Barragem

Leonardo Amaral Castro (foto) é secretário municipal adjunto de planejamento urbano da Prefeitura de Belo Horizonte, já morou no entorno e frequentou o Parque da Barragem e tem uma marca que poucos caminhantes ostentam: ele tem cerca de 2.300 quilômetros corridos e registrados na pista da orla do lago.

Explico: Leonardo tem um aplicativo em seu celular que registra todas as suas corridas e nos meses e meses que correu na pista da Barragem, cada metro foi registrado com o rigor determinado por Steve Jobs para seus Iphones.

E é exatamente este agente público que o prefeito Marcio Lacerda incumbiu de fazer com que o projeto do Novo Parque da Barragem Santa Lúcia não fique apenas no papel, apenas nos sonhos de um grupo de caminhantes reunidos em torno da Associação de Amigos do Parque.

Nesta sexta-feira, o secretário Leonardo Amaral explicou que vai elaborar o programa de esclarecimento público, o detalhamento do projeto do arquiteto Gustavo Penna, e o estudo de possibilidades legais para implantação de um “boulevard” na avenida Artur Bernardes.


O Poder Público já está estudando também a possibilidade de se promover o Parque Conectado, conforme proposta da Associação de Amigos. O Novo Parque será construído ainda na administração de Marcio Lacerda.

A reunião desta sexta-feira, dia 30, teve as seguintes presenças: secretário Leonardo Amaral Castro; presidente da Associação de Amigos do Parque, Eustáquio Augusto dos Santos, e diretores Raquel Mattos, Filipe Thales dos Santos, Weliton Militão, David Corrêa, Roberval Nunes Brandão, Ivan Kallas, Gabriel Coutinho e diretores da secretaria Gisela Lobato e Ricardo Cordeiro.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

"Cabeça", exposição de Milton Machado, chega a BH

Milton Machado (foto Maycon Lima)
Após grande sucesso no Rio de Janeiro, a exposição “Cabeça”, de Milton Machado, chega a Belo Horizonte a partir do dia 4 de fevereiro. 

Elogiada pela crítica – considerada uma das dez melhores exposições de 2014 pelo jornal O Globo -, a mostra faz uma retrospectiva pelos 45 anos de carreira do multiartista. 

Até o dia 30 de março, belo-horizontinos e turistas poderão conhecer mais de 100 trabalhos inéditos na cidade. 

A exposição estará em cartaz no 3º andar e no pátio central do Centro Cultural Banco do Brasil, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, e tem acesso gratuito.

Milton Machado é arquiteto por formação, especializado em planejamento urbano, e será convidado a conhecer o projeto do Novo Parque da Barragem Santa Lúcia, uma audaciosa concepção do arquiteto Gustavo Penna, que pretende transformar a área do Santa Lúcia em novo cartão postal de Belo Horizonte.

Obras de Milton Machado expostas no Rio (foto Milton Montenegro)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

As amigas querem sombra e água fresca

Geralda Morais e Glaucia Carleial
A pintora Glaucia Carleial mora no São Bento e frequenta o Parque da Barragem desde sempre, especialmente os aparelhos na Academia a Céu Aberto na Praça República do Líbano.

Glaucia e sua amiga Geralda Morais, funcionária do Tribunal de Justiça de MG, têm aproveitado as áreas sombreadas que finalmente agora se conseguem com o crescimento das árvores, uma poda constante e capina do mato ao redor.

Num momento de crise hídrica, já com racionamento de água e pesadas multas para os que gastarem em excesso, os passeios pela orla do lago têm sido muito procurados, especialmente pelo apelo estético e contemplativo que a água do parque oferece.

O lago é abastecido pelas nascentes do Parque das Nascentes da Barragem Santa Lúcia, localizadas na rua LaPlace, em frente ao Instituto da Criança, e estão canalizadas em tubos de pvc em 1710 metros de extensão.

Os biguás retornaram ao lago do Parque pelas águas e peixes

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Minardi, pernas nas pistas, Cruzeiro nas veias e mais títulos a conquistar


Alexandre Minardi (foto) é diretor técnico de Atletismo do Cruzeiro e já perdeu as contas do número de medalhas, troféus e títulos que já conquistou nestes 33 anos que serve ao esporte, especialmente ao Cruzeiro.

Ele é aquele torcedor de hino, “a imagem do Cruzeiro resplandece”, não perde um jogo de futebol, anda uniformizado, sempre se apresenta neste seu jeitão italiano de falar com as mãos e estar sempre agitado.

Alexandre, casado com a Nininha Minardi, mora na Vila Paris e sempre leva seus atletas para treinar na pista da orla do lago do Parque da Barragem. Que anda meio estragada para este tipo de treinamento, mas que, brevemente, receberá novo recapeamento. Promessa do prefeito Marcio Lacerda.


Frank Caldeira é um deles, João da Bota é outro, que, aliás, tirou o segundo lugar na 33ª Volta do Cristo em Poços de Caldas, quando o Cruzeiro, mais uma vez, conquistou um troféu por equipe.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cristine é especial. Ensina arte para especiais


Cristine Monte (foto) é fisioterapeuta, mas agora, especialmente artista, uma professora que tem se dedicado a dar aulas para pessoas com necessidades especiais, aulas de cerâmica, pinturas em telas e tecidos.

Ela mora no Luxemburgo e se mantém em forma em caminhadas pela orla do parque e malhação na Academia a Céu Aberto na praça República do Líbano.

Mas Cristine é também uma atriz, gosta das artes cênicas, que ensina para seus alunos em animados workshops e palestras com dinâmicas de grupo.

Atenta às questões do Parque da Barragem ela se propõe, por exemplo, com seu pessoal, a recuperar os mosaicos de ladrilhos dos bancos do parque, atualmente já no cimento puro e com poucas peças que ameaçam cortar as pessoas que as utilizam para sentar.


Os interessados em participar das aulas de Cristine Monte podem ligar para 9614 4753.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

As mães de Berlim se encontram em BH

Murilo Castro, Jonas, Mariana Polke de Castro e Boris Boekhoff

Mariana Polke de Castro é mineira de Belo Horizonte, mora em Berlim, na Alemanha, há quase 8 anos e está se especializando em teoria das mídias, ela que se formou em Comunicação.

Mariana e Boris Boekhoff, um jovem urbanista alemão, que já fala português fluentemente, passam férias em BH. O casal está mostrando o Parque da Barragem Santa Lúcia ao filho Jonas, um berlinense simpático, de quatro meses.

E como não poderia deixar de ser, há sempre um vovô coruja por perto, o marchand e galerista Murilo Castro, do Instituto Inimá de Paula, que se mudou recentemente para o bairro do São Bento e não perde oportunidade de sadias caminhadas pela pista da orla.

Mariana faz parte, em Berlim, de uma fanpage no Facebook de mães brasileiras que moram na Alemanha e trocam experiências. Pois ela conheceu pela internet outra mineira, a cantora lírica Isabela Santos, que ela não conhece pessoalmente, mas que também mora em Berlim, está em BH, os pais moram na Vila Paris, também frequenta o Parque, e tem uma filha de cinco meses, Rita.


Isabela e Mariana ainda não se encontraram pessoalmente, mas o BLOG faz a apresentação, com a foto abaixo, de Isabela Santos e Rita, filha e neta deste editor Eustáquio Augusto dos Santos.

A cantora lírica mineira que mora em Berlim, Isabela Santos e a filha Rita

domingo, 25 de janeiro de 2015

Saiba como será o Novo Parque da Barragem Santa Lúcia


Leia o texto abaixo para conhecer o que a Associação dos Amigos do Parque da Barragem Santa Lúcia pretende com o Novo Parque da Barragem Santa Lúcia.


Novo Parque da Barragem Santa Lúcia


Caminhos de convivência e cidadania


O Novo Parque da Barragem Santa Lúcia será um inédito e belíssimo espaço de convivência na Zona Sul de Belo Horizonte, um novo cartão postal para a melhor Capital do Brasil.

O projeto em elaboração pelo renomado arquiteto Gustavo Penna vai incorporar duas áreas adjacentes ao parque, a Praça República do Líbano e o Parque Jusante da Barragem Santa Lúcia, e transformar a área de 100 mil metros quadrados num espaço de lazer, prática de exercícios, jogos, praças de alimentação e até futebol de várzea com possibilidades de transmissão por rádios e televisões. 


O Novo Parque vai promover a integração nos esportes e lazer entre os frequentadores moradores dos bairros circunvizinhos e dos residentes no Aglomerado Santa Lúcia.
Vai beneficiar e atender às expectativas e solicitações dos moradores do Aglomerado Santa Lúcia, através de sua Associação Desportiva, que terão reformados os campos de futebol com a construção de arquibancadas, vestiários, cabines para rádios e televisões, salões de convivência, comércio e atividades recreativas, sociais e culturais.

Esta obra aproveita o importante momento no qual a Prefeitura de Belo Horizonte inicia de fato a urbanização do Aglomerado Santa Lúcia, com o término da construção dos conjuntos habitacionais do Vila Viva e sua ocupação pelas famílias desapropriadas em função do alargamento da Rua Principal. No Aglomerado serão criados dois novos parques, do Bicão, um para preservação de nascentes e outro para esportes radicais.

O Caminhante, a cidade caminha junta


O Novo Parque terá um “Monumento à Vida”, um Caminhante, no centro do lago do Parque da Barragem, novos caminhos para os praticantes de caminhadas, mais árvores, mais sombra, novos quiosques, espaços de convivência e contemplação, ciclovias, áreas especiais para frequentadores com cães, equipamentos de ginástica e locais específicos para famílias e suas crianças.


A Barragem Santa Lúcia existe para fazer a contenção das águas das nascentes no bairro São Bento, hoje preservadas no Parque das Nascentes da Barragem Santa Lúcia, e canalizadas até o lago do parque. A água limpa das nascentes será também utilizada para inúmeras fontes e bebedouros distribuídos ao longo dos caminhos de convivência.


O projeto fará uma integração harmônica com o quartel do 22º Batalhão da Polícia Militar, se possível interferindo na área militar de forma a melhorar a convivência e segurança entre policiais e frequentadores.


Os Amigos do Parque, uma proposta de respeito


A proposta para a construção deste novo Parque da Barragem Santa Lúcia (nome oficial Parque Jornalista Eduardo Couri) partiu de um grupo de frequentadores, caminhantes na pista da orla do lago.


O grupo constituiu a Associação de Amigos, Frequentadores e Usuários do Parque da Barragem Santa Lúcia, convidou o arquiteto Gustavo Penna para elaborar o projeto e conseguiu o apoio das associações de moradores dos 8 bairros circunvizinhos ao parque: Santa Lúcia, São Bento, Vila Paris, Luxemburgo, Coração de Jesus, Cidade Jardim, Santo Antônio e Aglomerado Santa Lúcia.


Tem o apoio do Blog Parque da Barragem, poderoso instrumento de comunicação entre os frequentadores, criado e editado pelo jornalista Eustáquio Augusto dos Santos em setembro de 2013, com postagens diárias, e responsável por campanhas de melhorias na área do Parque, inclusive segurança dos frequentadores. Eustáquio Augusto dos Santos é também o presidente da Associação de Amigos do Parque.


O Prefeito Marcio Lacerda conhece o projeto e o apoia


Este Novo Parque da Barragem, que recebe uma média de cinco mil caminhantes por semana, vai atender a uma população estimada de 60 mil pessoas moradores dos oito bairros de sua influência.


O Parque Conectado, uma nova Parceria


O Novo Parque da Barragem Santa Lúcia será um Parque Conectado.


A Associação de Amigos pretende convidar operadora de telefonia a entrar no projeto para implantação de uma poderosa rede wifi, cabos de fibra ótica, novas plataformas e aplicativos que beneficiem a região.


Os postos de saúde poderão atender melhor, com sistema de comunicação mais eficiente. As escolas estaduais, municipais e particulares serão beneficiadas, a mobilidade urbana será melhorada de forma a que os veículos possam fluir sem congestionamentos, com ônibus em horários certos e carros percorrendo ondas verdes de trânsito no principal eixo viário da região, a avenida Prudente de Morais. A polícia poderá agir com mais eficiência.


Será inovador na medida que consiga ser o Parque Conectado, indutor e irradiador de ações do bem, de forma a promover a interação de pessoas de forma física, em seus espaços, e virtual, por suas antenas de propagação de sinais de internet.


O Novo Parque da Barragem Santa Lúcia vai promover a qualidade de vida na cidade grande, fazer com que as pessoas se encontrem mais em ambiente saudável, alegre, de dia ou de noite.


Com promoções, boa comunicação e gestão eficiente o Novo Parque vai promover os caminhos da cidadania, da convivência, dos encontros pela vida.

Carnaval, pressão e caminhadas, é o Parque nos seus melhores dias


Os finais de semana têm ficado mais animados no Parque da Barragem Santa Lúcia, com carnaval de mães, caminhadas da Rede Globo e muita música, crianças e água de coco.

Este verão no parque parece até amenizado pela brisa constante e um lago completamente cheio de água limpa de mina que brota dos contrafortes da rua Laplace, no bairro São Bento.

No Projeto Caminhar, do Sesi, Unimed e Araújo, 836 pessoas ouviram palestras sobre os benefícios das caminhadas, verificaram a pressão arterial, exercitaram-se com educadores físicos, com música e animação, e ainda caíram no carnaval do Bloco Padecendo no Paraíso, das mães dos bairros vizinhos.
O Bloco Padecendo no Paraíso tem ensaiado o carnaval todos os sábados no Parque da Barragem

Luciana Malab é do Projeto Caminhar e atuou medindo pressão dos frequentadores do Parque

sábado, 24 de janeiro de 2015

Rede Globo leva Projeto Caminhar para o Parque da Barragem

Gilberto Canaan (foto) tem uma parceria de 13 anos com a Rede Globo de Televisão para promover o Projeto Caminhar que neste sábado e domingo, dias 24 e 25, das 9 às 12 horas, vai estar no Parque da Barragem Santa Lúcia.

O Projeto Caminhar é promovido pela Rede Globo e Televisão, patrocínio da Unimed, Drogaria Araújo e Sesi-Fiemg, e neste final de semana vai cumprir seus objetivos com palestras sobre qualidade de vida, a importância das caminhadas na vida de cada um, verificação de pressão arterial, distribuição de brindes e música para alegrar o ambiente.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Prefeito conhece o belíssimo Projeto do Novo Parque da Barragem Santa Lúcia

Leonardo Castro, Eustáquio Augusto dos Santos, Ricardo Ângelo, Marcio Lacerda, Regis Souto, Gelson Antônio Leite, Gustavo Penna, Fred Costa e Weliton Militão.
O prefeito Marcio Lacerda conheceu nesta quarta-feira, 21, o belíssimo e arrojado projeto arquitetônico do renomado mineiro Gustavo Penna para o Novo Parque da Barragem Santa Lucia, uma iniciativa da Associação dos Amigos do Parque da Barragem Santa Lúcia e que tem o apoio de todas as associações de moradores de bairros de seu entorno.

Implantado, o Novo Parque da Barragem Santa Lucia vai promover a vida, o bem estar, a educação, saúde e a conectividade entre os 60 mil moradores dos bairros Santa Lúcia, São Bento, Vila Paris, Coração de Jesus, Luxemburgo, Cidade Jardim, Santo Antônio e Aglomerado Santa Lúcia.

Este projeto está sendo estudado há quase um ano e levou em consideração a urbanização do Aglomerado Santa Lúcia, em acelerado ritmo de execução pela Prefeitura de BH, as pretensões e anseios dos moradores do Aglomerado na área de campos de futebol existentes no Parque, e dos milhares de frequentadores da pista da orla do lago.

O projeto foi levado ao prefeito pelo presidente da Associação de Amigos do Parque e editor do BLOG, jornalista Eustáquio Augusto dos Santos, apresentado pelo arquiteto Gustavo Penna, e teve a participação, como demonstração de apoio, dos diretores da Associação de Amigos, presidentes das associações de moradores dos bairros do entorno e do deputado estadual Fred Costa.

Estavam presentes: Weliton Militão, Ivan Kallas, Raquel Matos, Filipe Thales dos Santos, Jacques Levy, Elisabeth Figueiredo, Eduardo Calazans, Rogério de Oliveira Rezende, Lucimar Ferreira Lisboa, Gabriel Coutinho Soares, Roberval Brandão Nunes, David Corrêa e Elvino Fonseca.

Com o prefeito Marcio Lacerda compareceram os secretários Regis Souto, Gelson Antônio Leite, Leonardo Castro e Ricardo Ângelo.


Esta é uma primeira postagem da reunião de anteontem. Muitas outras virão, inclusive com explicações sobre o projeto do Novo Parque da Barragem Santa Lúcia – Caminhadas de Convivência.

Fred Costa, Weliton Militão, Jacques Levy, Raquel Matos, Filipe Thales dos Santos e Ivan Kallas
Lucimar Lisboa, Rogério Rezende, David Corrêa, Elvino Fonseca, Robson Nunes, Gabriel Coutinho Soares e Leonardo Castro.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Silvana andou desanimada com a sujeira no Parque


Moradora do Grajaú, a funcionária pública Silvana Vilela (foto) era frequentadora assídua do Parque da Barragem. Comparecia todos os dias, mas acabou desanimando: “encontrava cacos de vidro na pista, muita sujeira, e acabei optando pela academia”, explica.

Atualmente, só vem nos fins de semana, mas, sempre que há shows culturais ela faz questão de participar. Para Silvana, é preciso promover mais encontros voltados para a cultura, como forma de educar as pessoas para que preservem e tenham mais carinho com o Parque.

Aliás, vários caminhantes da pista procuraram o Blog no final de semana para chamar a atenção sobre o descuido de alguns proprietários de cães, que não criaram o educado hábito de levar um saquinho para recolher as fezes dos bichinhos.

O Blog, de fato, constatou a sujeira deixada pelos cães, o que poderia ser evitado se cada proprietário se conscientizasse da necessidade de respeitar o espaço que é de todos. (post Tetê Rios)


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O container está no passeio, contra as posturas da cidade

Por Felix Junior, jornalista

Intitulada com o endereço Av. Prof. Candido de Holanda, nº 128, no bairro São Bento, uma caixa no estilo container foi colocada para ser o banheiro e escritório do ponto final de ônibus 9101 (Alto Vera Cruz / Santa Lúcia).

Tão solicitado por moradores e motoristas da linha 9101, a Prefeitura de Belo Horizonte instalou a tal caixa no passeio da avenida. Será que a colocação dos containers estilo escritório em vias públicas não contraria a Lei do Código de Posturas do Município?

A instalação, precária ou permanente, de obstáculo físico ou de equipamento de qualquer natureza no passeio ou projetado sobre ele, salvo no caso de mobiliário urbano, é proibida, conforme o artigo 17 da Lei 8616/03.


Escritórios em container são alternativas modulares excelentes para empresas e profissionais liberais. Mas, por que não padronizá-los e instalar em vários outros pontos pela cidade? 

Por que não fazer dos containers uma alternativa construtiva, benéfica ao homem e à natureza, aliados a uma arquitetura moderna e criativa?


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

DKW original, três cilindros, o sonho de colecionador circula pelo Parque


Ele reina absoluto aos domingos, no Parque da Barragem. Reluzente, original, chapa preta - que identifica a sua autenticidade e mostra que é de colecionador -, o Belcar DKW Vemag Ano 1967, com o selo da Auto Union DKW do Brasil, chama a atenção especialmente daqueles que viveram os deliciosos Anos Dourados. 

O carrinho era o sonho de consumo de qualquer jovem dos idos de 1960. E este que passeia pelo Parque nas manhãs de domingo tem história. 

Seu felizardo e invejado proprietário, Carlos Henrique Batista (foto), “namorou” o DKW durante 20 anos, até, finalmente, conseguir estacioná-lo em sua garagem.

Ele conta que viu o carro pela primeira vez no Bairro de Lourdes, quando o seu proprietário saía de casa. Foi paixão à primeira vista. 

Assediou o dono, mas este recusou a oferta, alegando que tinha comprado o DKW zero Km, e que não tinha a pretensão de vendê-lo.

Os anos passaram, quando ele ficou sabendo do falecimento do proprietário, que já ia pela casa dos 90 anos, e da venda do carango, pela viúva, para um colecionador. 

Não hesitou: foi atrás e conseguiu convencer o novo dono a vender o carro. Com 70 mil Km rodados, o carrinho é original em tudo, da pintura ao motor. 

Carlos Henrique, seu terceiro dono, mostra as quatro marchas no volante, e observa que depois do modelo, de três cilindros, que deixou de ser fabricado em 1967, somente agora a Volkswagen lançou o UP, também com três cilindros.

O carro tem motor dois tempos, três bobinas, três platinados e três condensadores. Dá a partida como se fosse um 0KM, pega de primeira, seu ronco é um delicioso reencontro com o passado. 

Nunca foi à oficina e encara as rodovias país afora para participar de encontros de carros antigos. Em abril vai a Campos do Jordão e, em junho, a Águas de Lindoia, ambas no interior de São Paulo, para dois dos maiores encontros de colecionadores.

Bancos de vinil branco, o Belcar, um autêntico brasileiro, foi produzido pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967. 

Foram produzidas exatas 51.072 unidades do modelo, sucesso pela boa estabilidade, conforto e espaço para até seis passageiros. (post Tetê Rios)


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Neusa e Newton, do Castelo para Padecer na Folia


Newton e Neusa Gonzales (foto) moraram durante muitos anos em uma bela casa no São Bento, onde criaram as duas filhas. 

Depois, a trabalho, transferiram-se da capital para Sete Lagoas, onde permaneceram por quatro anos.

De volta a BH, as “meninas” já criadas, formadas e casadas, resolveram se instalar num apartamento. “Por segurança e comodidade, já que a casa ficou muito grande para nós dois”, explica Neusa. E escolheram o Bairro Castelo, perto da Mata da Pampulha, próximo à Lagoa.

No final de semana, vieram ao Parque da Barragem para matar as saudades e também paparicar as netas Maria Luísa, de dois anos, e Júlia, de cinco, no ensaio do bloco “Padecendo na Folia”, que levou turma animada para o batuque ao lado da barraca do coco.

Com quatro netas, o casal se lembra de quando o Parque foi construído, quando traziam as filhas para brincarem por aqui. Administrador de empresas, Newton relembra também das saudáveis caminhadas pela pista recém-inaugurada. (post Tetê Rios)


domingo, 18 de janeiro de 2015

O nosso Parque, arborização e cuidados com o lago de água de minas


O verão chegou forte e o Parque da Barragem Santa Lúcia tem se mostrado um bom local para caminhadas, lazer, contemplação.

Especialmente porque já oferece boas áreas sombreadas e cuidados na manutenção do lago, com uma pista de 800 metros ao seu redor.

O Parque Santa Lúcia tem 86 mil metros quadrados de área e 1.300 metros de perímetro incluídos os dois campos de futebol de terra e o parquinho infantil.


Publicamos hoje algumas fotos da semana passada, mostrando a natureza exuberante deste espaço da  zona sul que atende a oito bairros circunvizinhos, com uma população estimada em 60 mil pessoas.



sábado, 17 de janeiro de 2015

O Jabá do músico de Poté foi para a árvore do nosso Parque

No jargão jornalístico, jabá, ou jabaculê, é um tipo de propina que os músicos pagavam às rádios ou emissoras de TVs para divulgarem seus trabalhos. 

O termo acabou se generalizando no século passado, e virou sinônimo de presentes que repórteres e editores recebiam para divulgarem produtos ou empresas.

Pois foi usando toda a sua criatividade que o músico Oldair Costa, de Poté, no Vale do Mucuri, usou a expressão para chamar a atenção para o seu trabalho. 

Quem passa pela orla da lagoa do Parque da Barragem vê uma placa dependurada em uma grande árvore com os dizeres: “Meu Jabá – veja no Youtube”.

Quem acessa o canal da internet se depara com um vídeo onde o cantor se apresenta, canta e deixa o seu contato para shows.

A inusitada publicidade pode ser vista em vários bairros da cidade, com as plaquinhas sempre penduradas em árvores. E a criatividade do mineiro de Poté foi premiada: além de milhares de visualizações e de centenas de comentários positivos, ele já concedeu entrevistas para várias emissoras de rádio locais e nacionais. (post Tetê Rios)


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Ciranda de Roda, brincadeiras de sábados no Parque


A meninada que foi ao Parque da Barragem na manhã de sábado se divertiu a valer com a turma da Ciranda de Roda, equipe especializada em animação de festas infantis. 

Fundada há dois anos por Babita Chaves, a empresa tem atrações que não acabam mais, de personagens meio malucos e brincadeiras lúdicas do universo infantil a contadores de histórias que encantam os pequenos.

Estudante de Fonoaudiologia na UFMG, Thiago Tinoco também se diverte com o trabalho, seja atuando no teatrinho de fantoches ou fazendo pinturas divertidas na criançada. 

Também da UFMG, a estudante de Educação Física Rayane Guedes mal tinha tempo para conversar, de tão requisitada pela meninada, que fez fila para ganhar corações, estrelinhas e bandeiras no rosto, nas mãos, nos braços e nas pernas. (post TeTê Rios)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Padecendo na Folia, o bloco que bota as mães na rua e as crianças pra pular


Até o fim do mês, as manhãs de sábado serão de esquenta no Parque da Barragem, para a folia de Carnaval, que em BH começa mais cedo, com o desfile de inúmeros blocos que foram se formando nos últimos anos e ganharam as ruas da cidade. 

Aliás, os blocos deram cara nova à festa de Momo na capital, antes chamada de cemitério do samba.

O Bloco Padecendo na Folia, criado no ano passado pelas mães do blog “Padecendo no Paraíso”, escolheu o Parque para os seus ensaios. 

Crianças e mamães desfilam no dia 8 de fevereiro, um domingo, e os preparativos já se transformaram em uma festa colorida, com muitas fantasias criativas e muita diversão para a meninada.

O bloco surgiu do blog. Este nasceu em março de 2011, a partir da necessidade da arquiteta Bebel Soares de trocar experiências com outras mães a respeito dos desafios da chamada fase “terrible two”, quando a criança deixa de ser um bebê, o Felipe, seu filho. 

Atualmente, conta com mais de meio milhão de acessos e tem mais de 6 mil mães participantes.

Apesar de ser exclusivo para mães, o blog aborda diversos assuntos, de amamentação e alimentação a fraldas, sexo, viagens, educação, produtos infantis, consumo, estética, beleza, saúde. É um dos mais efervescentes fórum de discussões no ambiente web de Belo Horizonte.

Já o bloco levou para a Savassi, no ano passado, mais de 4 mil pessoas, e, neste ano, as organizadoras – Bebel Soares, mãe de Felipe, de 5 anos; a designer Tetê Carneiro, mãe de Benjamin, de 6, Aurora, de 5 e Valentina, de dois anos, e a relações públicas Ana Andrade, mãe de Sophia, de 4 anos, esperam o dobro de participantes.

Bebel (ao centro na foto) conta que o Parque foi escolhido para sediar os ensaios por conta do acesso fácil e da arborização, além, é claro, do espaço para as crianças, para as quais foi criado o bloco.  (post Tetê Rios)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Rogério Rezende, o líder do milhão


Rogério de Oliveira Rezende (foto) é o líder comunitário do momento.

Ele conseguiu aprovar, depois de 16 anos, uma obra de R$1 milhão na Prefeitura de Belo Horizonte para a implantação do Parque Ecológico do São Bento.

É a vitória da persistência. Para conseguir levar 168 pessoas numa terça à noite para reunião do Orçamento Participativo, Rogério, administrador hospitalar, fez como médico de convênio, acordou cedo e falou com todo mundo.

Ele afixou avisos em 500 postes, postou nas redes sociais, pediu matérias em rádios, jornais e blogs (inclusive o Blog Parque a Barragem), passou “whatsApp” para os moradores do bairro, estendeu faixas nas ruas, tocou campainha em dezenas de casas, foi às missas, convidou a família do homenageado Paulo Berutti, visitou as escolas e postos de saúde da regional, contratou carro de som, telefonou pra todo mundo.

Deu certo. Compareceram 246 pessoas. Nunca antes na história desta Regional Centro Sul uma assembleia de OP reuniu tanta gente.


Parabéns Rogério de Oliveira Rezende. O líder Comunitário do momento para todos nós que frequentamos o Parque da Barragem Santa Lúcia, o ponto de convivência e lazer dos moradores do São Bento, Santa Lúcia, Vila Paris, Coração de Jesus, Luxemburgo, Cidade Jardim, Aglomerado Santa Lucia e Santo Antônio.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Raquel Dornelas, muito xik no salão

Moradora do Santo Antônio, Raquel Dornelas (foto) é mãe de Pedro, e está no quinto mês de gestação, à espera de outro menino, Davi, que chega em maio.

Cabeleireira, Raquel é a proprietária do Xik Salão de Beleza, instalado há nove anos na Rua Paulo Afonso, a poucos metros de sua casa, o que facilita muito a sua vida doméstica e profissional, além da doce função de ser mãe.

Com uma clientela cativa, ela é especialista em corte e penteados, tanto masculinos quanto femininos, embora as mulheres formem a maioria de seus clientes. 

Com vários cursos de especialização, principalmente em São Paulo, mas alguns até no exterior, como em Cancun, ela diz que beleza parece que é uma coisa supérflua, mas ninguém deixa de se arrumar.

Todas as manhãs, antes de abrir o salão, Raquel vai ao Parque com o filho. 

Desde que começou a caminhar, a conselho médico, sentiu-se com mais disposição durante o dia e com uma qualidade de sono melhor. Ao mesmo tempo, Pedro se distrai nos momentos felizes entre mãe e filho. (post Tetê Rios)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A capina vem aí, devagar, mas vem



Com as chuvas, o mato cresceu rapidamente e tomou conta da orla do lago do Parque da Barragem, o que tem gerado inúmeras reclamações de frequentadores, que se queixam ao Blog do desmazelo deste nosso patrimônio maior.

O problema é que a Fundação de Parques Municipais conta com poucos funcionários para a tarefa, e muitos locais a merecerem cuidados, conforme explica a gerente do Parque da Barragem, Ana Beatriz Pietra.

Segundo ela, a partir da próxima quarta-feira, e todas as quartas e quintas dos próximos meses, uma equipe estará por conta da capina na orla. 

O serviço já foi executado no vertedouro, que liga o Parque ao Bairro Santo Antônio.

Uma equipe também já começou a capinar os canteiros. Marlon Felipe de Jesus Honorato (foto) é um dos trabalhadores,que se reveza com outros seis companheiros na varrição da pista, na capina dos canteiros e na limpeza da lagoa.

Há apenas dois meses na função, ele está assustado com a quantidade de lixo que recolhe de dentro d'água. São garrafas e mais garrafas, de pet e de vidro, e também muito isopor.

A situação, às segundas-feiras, é deplorável, lamenta o trabalhador que, junto com sua equipe, fica no Parque das 7 às 17h, de segunda à sexta-feira. 

Como aos sábados e domingos a equipe não trabalha, o lixo do final de semana fica acumulado, como se uma multidão sem noção de educação tivesse tomado o Parque de assalto. (post Tetê Rios)

domingo, 11 de janeiro de 2015

Colégio Pitágoras sai de sala, vai ao parque e se mostra para novos alunos


Que férias que nada! Os estudantes universitários aproveitam o recesso escolar para trabalhar nas horas vagas, especialmente aos fins de semana, enquanto batalham por um lugar ao sol no mercado, seja como estagiário, trainee ou mesmo como jovem profissional.

No sábado, três belas estudantes universitárias faziam a divulgação do processo seletivo 2015 do Colégio Pitágoras, ao lado do mascote da escola.

Flávia, aluna de Engenharia Ambiental da UFMG, Elyssan, estudante de Turismo da Newton Paiva, e Carol, que acaba de se formar em Administração pela UFMG usavam a simpatia para abordar mães, pais e a criançada, sob o calor escaldante da manhã.

Elas aproveitam as férias de Verão para fazerem freelancer na Agência Polo BH, especializada na divulgação de produtos e empresas.

A ação do Colégio Pitágoras envolve todas as praças e parques da Zona Sul da capital, com destaque para o Parque da Barragem, devido à proximidade com a escola, que oferece desde o berçário ao Ensino Médio.

Com uma frequência constante de moradores dos vários bairros da região, o Parque a cada dia é um local mais e mais cortejado pelas empresas de todos os setores para a divulgação de seus produtos e serviços. (post Tetê Rios)

sábado, 10 de janeiro de 2015

Luciana concilia a mineração com o meio ambiente


Bisneta de italianos, a arquiteta Luciana De Nardi (foto) carrega em seu currículo um MBA em Gerenciamento de Projetos e uma pós -graduação em Engenharia de Planejamento.

Ela presta consultoria nas áreas de mineração, focada em estudos ambientais e também no gerenciamento de projetos de construção civil, como o planejamento de obras. Por isto mesmo, consegue fazer seu próprio horário de trabalho. 

Luciana destaca a necessidade de os profissionais modernos se especializarem cada vez mais, para enfrentarem as constantes mudanças do mercado.

Com a flexibilidade de horários, ela frequenta o Parque todos os dias com seus cachorros, o maltez Nick, de quatro anos, e a vira-lata Melissa, que adotou há cerca de um ano e meio.

“Moro em um apartamento, e eles precisam de espaço para correr e gastar toda a energia que têm”, explica. (post Tetê Rios)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Geraldo pula corda, quer bebedouro e reclama da falta de relógio


Geraldo Vinícius (foto) é publicitário por formação, chegou a atuar no ramo durante vários anos, mas há quase uma década transferiu-se para a área comercial, do que não se arrepende. 

Diz que ganhou em qualidade de vida, em rentabilidade e na flexibilidade de horários.

Morador do Santo Antônio, todos os fins de semana vem ao Parque para se exercitar. 

Desde que abandonou o futebol, há três anos, cansado de sucessivas lesões, ele aderiu à corda. O esporte, garante, movimenta todo os músculos do corpo e faz muito bem.

Nos dias de semana, frequenta a Academia Alta Energia, na vizinhança, onde passa algumas horas pedalando, no spinning.

Mas, aos sábados e domingos, as manhãs são curtidas no Parque, ao lado da primeira filha, Beatriz, de seis meses, e da mulher, Flávia.

Geraldo reclama a instalação de mais um bebedouro e de novos equipamentos de ginástica ao lado dos banheiros. 

Sugere, ainda, o plantio de mais árvores, que deem sombra aos frequentadores do Parque, e de mais flores, para alegrar as caminhadas.

Mas, do que ele sente mais falta mesmo é do relógio, que foi retirado após o término do contrato da Prefeitura com a empresa responsável pelo equipamento. 

Para Geraldo, o relógio é essencial aos praticantes de esportes no Parque, e deveria ser instalado no interior e não no passeio, como era antes. (post Tetê Rios)