domingo, 22 de maio de 2016

Árvores da Prudente, necessidade ecológica e inconveniências

Av Prudente de Moraes, sentido Barragem (foto Adilson Lopes)
A solução de problemas numa metrópole como Belo Horizonte, muitas vezes ocorre por ações simples. O galho de uma árvore está baixo e precisa de poda? Ligue 156, quem sabe a Prefeitura poda?

Por exemplo. Na avenida Prudente de Morais, esquina de rua Gentios, ali pertinho do McDonalds, existem árvores com galhos baixos que causam inúmeros transtornos a moradores, motoristas e comerciantes: caminhões altos, como os “baús” e até ônibus do Move, estão batendo nas árvores, derrubando galhos, provocando acidentes.

Mas uma metrópole como Belo Horizonte possui em vias públicas 485 mil árvores, sem contar os 73 parques municipais, e somente este ano foram plantadas mais 94 mil novas árvores como murtas, sibipirunas, quaresmeiras ou licuris.

Aliás, BH tem trabalho pioneiro em inventariar todas, mas todas mesmo, árvores do município, em convênio com a Universidade Federal de Lavras e a Cemig. 

A empresa Google também está no projeto, possui um poderoso escritório com 200 engenheiros em BH e fornece tecnologia para localizar cada árvore da cidade, com altura, largura do tronco, idade, copas, variedades, 45 itens diferentes sobre as características de cada planta.


Av Prudente de Moraes, sentido Centro (foto Adilson Lopes)

Um comentário:

  1. Prezados,
    A Av. Prudente de Morais, como um todo, necessita de urgente serviço de poda, por toda sua extensão. Vários semáforos tapados, placas de sinalização cobertas por arbustos, galhos de árvores que se desprendem diariamente, postes encobertos etc.
    Assim como na Av. Prudente de Morais, outras ruas passam pelos mesmos problemas, a exemplo da Rua Guaicuí.
    Já tentei contato com a Prefeitura há algum tempo, mas medidas satisfatórias não foram levadas a efeito.
    Sugiro que as Associações dos bairros envolvidos possam intermediar para buscar uma solução. Proponho, também, que possam solicitar a repintura das demarcações de vagas e das faixas que dividem as pistas da Avenida, pois já se apagaram e ausência vem gerando grandes complicações e desentendimentos.

    Obrigado.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir