sábado, 9 de abril de 2016

Porcos na pista do parque ameaçam com meningite estreptocócica


O Departamento de Zoonoses da Prefeitura de BH, a Fundação de Parques Municipais e a Secretaria Municipal de Saúde estão devendo explicações aos frequentadores do Parque da Barragem Santa Lúcia por permitirem a circulação e pastoreio nos gramados e pistas do parque de uma vara de oito porcos.

O problema é antigo. Esta já é a terceira ou quarta geração de porcos que nascem, crescem e viram carne para açougues sem que o poder municipal tome qualquer providência, apesar de saber perfeitamente quem cria, onde cria e para onde vai esta carne separada sem qualquer higiene.

Compêndios técnicos mostram as doenças que podem ser transmitidas pelos suínos: “existem mais de 40 zoonoses relatadas envolvendo suínos, sendo algumas de etiologia bacteriana ou viral e outras parasitárias.

“No primeiro grupo estão a meningite estreptocócica, influenza, micobacterioses, brucelose, erisipelose, leptospirose e salmonelose.

“As parasitárias incluem a triquinelose, tungíase, toxoplasmose e cisticercose.

“Existem outras zoonoses de importância relativamente menor no nosso meio, como as causadas por Bacillus anthraxis, Clostridium perfringens, Cytomegalovirus, Pasteurella multocida, Brachyspira pilosicoli, Staphylococcus spp. e Yersinia spp.”


As fotos da porca e seus porquinhos são desta semana.


Um comentário:

  1. Também não precisa exagerar. Ninguém anda descalço no parque. Deixa a mamãe porca e seus porquinhos comerem uma graminha de vez em quando.

    ResponderExcluir