terça-feira, 22 de março de 2016

Um mineiro e uma loira da gelada Letônia vendem cerveja em velho jeep militar


Loira de olhos azuis, com um sotaque ainda carregado, mas num português fluente, Maya Gailisa (foto) revela, ao primeiro olhar, que não é brasileira.

Mas há três anos adotou Belo Horizonte como sua segunda terra, e não tem qualquer intenção de voltar à Letônia, onde nasceu e viveu até conhecer, se apaixonar e se casar com o mineiro Danilo.

Trocou a neve pelo calor da capital mineira, do que não se arrepende. E foi justamente a diferença gritante do clima entre a capital mineira e a Letônia, banhada pelo Mar Báltico, onde as temperaturas chegam a muitos graus abaixo de zero, o que ela mais estranhou.

A diferença das estações também foi uma surpresa: “Lá, nós temos as quatro estações bem definidas. Aqui, é sempre calor”, sorri. 

Outra diferença que muito lhe agrada é o povo: “aqui as pessoas são mais alegres, mais comunicativas”, reconhece.

Mas o que lamenta é uma triste semelhança entre a Letônia e o Brasil: lá, também, a corrupção corre solta, diz Maya, apesar de seu país ser minúsculo em relação ao nosso.

Junto do marido, Maya é proprietária do Sacramento, um food truck de chopp, criativamente adaptado em um jeep militar dos anos 1970, herança do avô de Danilo, que era do Exército.

Imenso, o utilitário funciona como uma pequena choperia ambulante, com seis torneiras de onde jorra o insuperável líquido, amado tanto pelos brasileiros quanto pelos letões.

O sucesso é garantido, com agenda carregada para casamentos, aniversários, festas de empresas, eventos comerciais. 

No domingo da caminhada da Mano Down, lá estavam eles no Parque da Barragem, chamando a atenção com seus uniformes de guerra.

Danilo conta que o beer truck Sacramento surgiu nos EUA, e seu diferencial é a comercialização do melhor chopp artesanal, sem bandeiras.  

O casal oferece seus serviços pelo email sacramentobt@gmail.com e também pelo telefone 9 97675809. (Post Tetê Rios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário