sexta-feira, 4 de março de 2016

Minas já tem delegacia virtual para receber B.O. de ocorrências simples


Os moradores dos oito bairros adjacentes ao Parque da Barragem que debatem segurança pública em suas ruas e residências através dos aplicativos WhatsApp e Telegram andam revoltados com a polícia que não consegue resolver seus problemas.

A Polícia Militar alega falta de pessoal e leis com brechas para deixar menores e maiores reincidentes nas ruas até mesmo por falta de celas nas delegacias e penitenciárias do Estado.

Mas a violência recrudesceu na ruas, com notícias de assaltos, furtos e arrombamentos a todo instante. Estas informações não chegam oficialmente à polícia através dos famosos B.O. (Boletins de Ocorrência) que ninguém faz por causa da burocracia, perda de tempo e pelo descrédito para com as possíveis soluções.

Minas Gerais e mais sete Estados brasileiros já possuem as delegacias virtuais, onde se pode fazer os boletins de ocorrências on-line, sem qualquer custo e com validade legal.

A Delegacia Virtual de Minas  https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/  ainda é bem precária pois aceita poucos tipos de ocorrências.    

As ocorrências em Minas que podem ser registradas pela internet são: perda ou extravio de documentos e objetos pessoais tais como CPF, identidade, título de eleitor, carteira de trabalho, cartões de crédito, cheques, relógio, celular, equipamento eletrônico entre outros, além de acidentes de trânsito sem vítimas, desaparecimento e localização de pessoas e também para ocorrências de danos simples.

Em São Paulo e Rio, por exemplo, a vítima pode registrar furtos, roubos, ameaças, injúria, difamação, calúnia e até perturbação da ordem pública. 

As delegacias virtuais existem também em Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará e Acre.

Com base nos B.O. as estatísticas poderiam oferecer mais condições de atuação da polícia.

2 comentários:

  1. Ainda precisa de melhorias. Ontem registrei uma colisão com meu carro e levei muito tempo para preencher todos os campos. Editei fotos e anexei. Horas depois recebi a comunicação que minha ocorrência foi recusada porque uma das imagens não podia ser enviada. A imagem era a cópia do documento do automóvel que bateu no meu e nas explicações não se falava em restrições.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o serviço precisa melhorar muito. Por que não se pode fazer ocorrências de furtos, roubos, assaltos, estas coisas tão comuns que acontecem com a gente diariamente? Acho que as pessoas teriam mais disposição de denunciar e aí, então, a policia poderia saber a real situação de catástrofe social na qual vivemos.

    ResponderExcluir