domingo, 21 de fevereiro de 2016

Professor em Mariana sugere mudanças na comunicação da Samarco

O professor André Quiroga (foto), de Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa do curso de Jornalismo da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, campus de Mariana, a cidade atingida em cheio pelo desastre ambiental da Samarco, tem reparos à comunicação institucional da empresa.

O Blog Parque provocou o professor depois que um promotor de Justiça ameaçou a empresa por gastar com publicidade para melhorar sua imagem, ao invés de aplicar estes recursos na construção de casas para os desabrigados, e o CONAR anunciar que fará uma investigação para verificar a veracidade dos depoimentos dos funcionários colocados em rede nacional de TV.

Alguns sites falam em custo de cerca de R$3 milhões para esta campanha de "humanização" da empresa. 

André Quiroga entende que ainda não estava no momento de mostrar uma empresa humanizada, com este tipo de depoimento verdade, mas sim divulgar informações sobre suas ações para minorar os efeitos catastróficos provocados pelo rompimento da barragem do Fundão.

O professor esclarece, no entanto, que, com este tipo de publicidade, a empresa mostra seu interesse pelas pessoas e que pretende continuar suas atividades em Mariana, onde seus impostos garantem 84 por cento da renda anual da prefeitura.

Ele alerta para o fato de a Samarco não ter um plano de comunicação constante, de forma a manter os cidadãos informados de suas ações durante o ano. 

Para usar a palavra do momento, transparência, que poderia aliviar o mau conceito que as pessoas fazem hoje da empresa.

Num ambiente possível de crises, um plano de comunicação constante é altamente recomendável.

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