sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Pombos emporcalham a praça José Cavalini, o fundador da maior lavanderia de BH

Busto de José Cavalini, na praça em sua homenagem, fundador da Lavanderia Eureka, na rua Irai, onde hoje funciona o EPA, e que chegou a ser a maior lavanderia da América Latina. Ela não existe mais, fechada há cerca de 15 anos.

A praça José Cavalini está se transformando em sério problema de saúde pública criado pela enorme quantidade pombos que se alimentam e emporcalham a área, causando graves transtornos.

A literatura registra pelo menos quatro doenças sérias transmitidas por estes “ratos voadores”, como a Criptococose - micose profunda, que ataca o sistema nervoso central. 

Os sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também cefaleia, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação, confusão mental. São transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos.

Também transmitem a Ornitose, Salmonelose e Dermatites - provocadas pela presença de ectoparasitas (ácaros) na pele, provenientes das aves ou de seus ninhos.

Além das doenças, causam outros problemas como o entupimento de calhas; apodrecimento de forros de madeira; danos a monumentos históricos, em antenas de TV, em pintura de carros (devido à acidez de suas fezes); contaminação de grãos; acidentes aéreos ou terrestres.

E tudo isso porque as pessoas insistem em alimentar os pombos da praça José Cavalini, sem perceber que ao entupir calhas, por exemplo, estas aves estão proporcionando novos criadouros para o Aedes aegypti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário