quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Parque Jornalista Eduardo Couri




O jornalista Eduardo Couri foi um ícone do século passado na chamada coluna social, ainda hoje em evidência em alguns jornais impressos e internet.

Ele trabalhava no diário ‘Estado de Minas”, era íntimo de “dondocas”, políticos e empresários, arrecadava milhões para obras sociais no seu “Showçaite”.

Virou nome de parque, o nosso Parque da Barragem Santa Lúcia, na verdade Parque Jornalista Eduardo Couri. Está lá, no monumento em sua homenagem, hoje degradado e sujo, uma janela para o lago.

O monumento fica no alto, uma espécie de pracinha, pertinho do quiosque do açaí, e mostra o perfil do jornalista em seu traje típico de festa, com uma gravata borboleta, do smoking.

Lembra os tempos nos quais o “Estado de Minas” era o jornal forte do Estado – “não deu no Estado, não é notícia”, diziam na época. 

Hoje o jornal está falindo, prestes a fechar as portas, com dívidas trabalhistas impagáveis e um enorme desrespeito para com os profissionais que ainda ali estão, os mais velhos, de indenizações mais altas.

O jornal sofreu até uma inédita greve de jornalistas no mês passado. Parece que não chega ao final do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário