domingo, 14 de fevereiro de 2016

Grafiteiros pintam uma comunidade inteira e transformam Las Palmitas


A organização Germen Crew em parceria com o governo do México revitalizou a comunidade de Las Palmitas inteira apenas com o uso da arte do grafiti, na cidade de Pachuca

O objetivo era tirar a imagem negativa do bairro, e para isso artistas pintaram 209 casas, ou vinte mil metros quadrados de fachadas, por 14 meses.

A obra é uma homenagem ao vento, já que o apelido da cidade é “La Bella Airosa”, uma frase espanhola que significa “a cidade de belos ventos”.

“Cada cor representa a alma do bairro. Tem sido um esforço de toda comunidade, cada família tem participado de alguma forma“, disse o diretor do projeto, Enrique “Mybe” Gomez, para o jornal The Guardian.

No total, 452 famílias foram beneficiadas. E segundo relatos locais, o índice de violência entre os jovens diminuiu consideravelmente, provando que o projeto é um grande sucesso. 

De acordo com o diretor Mybe, antes da grafitagem ser feita, Las Palmitas era mais uma área onde as pessoas evitavam sair às ruas depois de anoitecer. Mas agora ele começou a notar pessoas na rua conversando entre si e mais crianças fora de casa.

Esta notícia e as fotos estão no site http://razoesparaacreditar.com/urbanidade/grafiteiros-pintam-comunidade-inteira-no-mexico-e-violencia-na-regiao-diminui/  que o Blog reproduz por considerar o projeto muito importante. 

E até para estimular a que um projeto semelhante tentado no Aglomerado Santa Lúcia anos atrás, e que não deu certo, retorne agora, em novas bases.


Então prefeito Marcio Lacerda? Quem sabe a Urbel, que está na área promovendo a urbanização do Aglomerado, não pinta esta ideia?



Um comentário: