domingo, 31 de janeiro de 2016

Movimentos verdes urbanos, um salto de qualidade

Por Fabíola Carvalho, ativista social

As Associações de bairro das grandes cidades têm sido decisivas para a manutenção e a criação de áreas verdes em áreas urbanas.

Em junho de 2015, mais de 30 organizações da cidade de São Paulo, representando um imenso número de pessoas apresentou um manifesto em defesa das áreas verdes do município, propondo a defesa incondicional das poucas áreas verdes que ainda restam no município.

A proposta incluiu, também, a conclusão do Plano Municipal de Mata Atlântica, de um Plano Municipal de Arborização, bem como da ampliação de seus parques e praças, assim como o incentivo para a instalação de jardins verticais, tetos verdes e mini praças.

Em Belo Horizonte esta mobilização também vem ocorrendo. No dia 31 de janeiro, hoje, a partir das 13 hs, na praça APA, Bloco Parque JA, criado em 2014, a partir  do movimento de defesa pela criação do Parque Jardim América, sairá pelas ruas do bairro Jardim América, tentando aumentar a visibilidade para a causa ecológica.

No bairro Planalto uma forte mobilização ocorre pela inclusão da Mata do Planalto como área de preservação ambiental. Guerra com muitas lutas no município para tentar impedir a ocupação imobiliária deste espaço verde de tanta relevância.

No São Bento e Santa Lúcia áreas verdes também são ameaçadas pela mira das construtoras. E todos os movimentos de defesa ambiental precisam sensibilizar a classe política que, na verdade, é quem decide sobre o futuro das matas, das nascentes, dos animais e da qualidade de vida da população.
Sensibilizar a consciência dos políticos para a causa ambiental implica, também, em mostrar-lhes o quão democrática é a natureza. As árvores, as águas, os pássaros oferecem sua beleza, seus encantos e todos os seus benefícios, sem qualquer distinção.

A natureza é pura fartura em benesses e é para todos. E já que recebemos tanto, cabe a nós o mínimo: conscientizarmo-nos definitivamente de sua importância e agirmos em sua defesa e proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário