sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Brasil? Ora, ao invés de voar como gaivota, alçou apenas um voo de galinha


Moradora do São Bento há 12 anos, a psicanalista Valéria Brasil (foto)  acompanha a história do Parque da Barragem desde o início de sua construção. Pelo menos três vezes por semana ela cumpre caminhada prazerosa na pista, exercício intercalado com a musculação na academia, pra manter a forma.

Caminhar num espaço livre como o parque é um momento em que a pessoa pode pensar, encontrar soluções”, observa a profissional. 

Sobre o atual momento vivido pelo país, a psicanalista nota que a crise deixa as pessoas com um sentimento de desesperança, o que a inibe de achar soluções para  determinadas situações ou questões de sua própria vida.

Na sua opinião, a perda do poder aquisitivo traz consequências imprevisíveis na vida do cidadão, que geralmente demora a  aprender a lidar com a nova realidade. “É muito difícil”.

Para ela, o turbilhão pelo qual o país atravessa se deve, principalmente, ao fato de não ter feito o dever de casa corretamente. 

“Sinto que o Brasil alçou um voo de galinha, e não de gaivota”.

Embora goste do parque da Barragem, Valéria reclama da falta de manutenção mais constante. Mas observa que isto não é apenas um papel do Poder Público, mas também dos usuários: 

As pessoas são egoístas, o coletivo é algo que elas não têm dentro de si”, analisa.

Para a psicanalista, seriam necessárias várias ações para mudar a mentalidade das pessoas, especialmente um trabalho de educação constante. (Post Tetê Rios) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário