segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Museu de Congonhas está aberto ao público


O Museu de Congonhas foi inaugurado dia 15 de dezembro com apoio financeiro do BNDES, no valor de 14,8 milhões, e projeto arquitetônico do premiado arquiteto mineiro Gustavo Penna, vencedor de concurso nacional, e também responsável pelo projeto do Novo Parque da Barragem Santa Lúcia.

A instituição está instalada em um espaço de 3.452,30 m², anexo ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, sítio histórico que, desde 1985, tem o título de Patrimônio Cultural Mundial.

Sua construção teve início em 1757 e se estendeu até o começo do século XIX. Trata-se de um conjunto arquitetônico e paisagístico formado pela basílica, escadaria em terraços decorada por esculturas dos 12 Profetas em pedra-sabão e seis capelas com cenas da Via Sacra, contendo 64 esculturas em cedro em tamanho natural.

No conjunto trabalharam os artistas de maior destaque do período, como o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), e o pintor Manoel da Costa Ataíde (1760-1830).


O projeto arquitetônico de Gustavo Penna contempla em três pavimentos sala de exposições, reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.(fotos Leonardo Finotti) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário