segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Crysna, doutora em português, pesquisa linguística na UFMG


Com nome indiano, Crysna Bonjardim (foto) nasceu e foi criada na Bahia, mas nem de longe seu sotaque lembra a fala arrastada e inconfundível dos vizinhos do Nordeste.

Professora de Português, Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora, ela é doutoranda da UFMG e mora no Bairro Santo Antônio. Nos fins de semana, um de seus programas preferidos é caminhar pelo Parque da Barragem.

Crysna não pretende ser apenas uma doutora. Quer fazer pós-doutorado, apaixonada que é por esta ciência que nasceu há um século e que está em constante evolução.

Pesquisadora dedicada, analisa padrões linguísticos armazenados em um banco de dados, observando e comparando. 

A Linguística ganhou força na II Guerra Mundial, quando os aliados, especialmente dos EUA, sentiram a necessidade de interceptar trocas de mensagens entre os alemães”, ensina a professora.

Segundo ela, foi nessa época que nasceram os tradutores automáticos. E também foi a partir daí que a Linguística forense ganhou força entre os norte-americanos, que tiveram de aprender a ouvir a voz que vinha das prisões. Neste campo, aliás, o Brasil, com suas dimensões, é um espaço fértil para os seus estudos. (Post Tetê Rios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário