quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A designer lança moda no Blog do Parque

Slow Fashion, o que é isso?

Áurea Lúcia, designer de moda


Ainda pouco difundido no Brasil, o movimento SLOW FASHION tem como mote a produção de uma moda artesanal, em pequena escala, feita à mão, onde toda a cadeia de produção das roupas (matéria-prima, desenho, modelagem, corte, costura, acabamento, estamparia, bordado, etc ) é feita de modo sustentável/ecoeficiente, sem agredir o meio ambiente e principalmente valorizando o ser humano que a está confeccionando.

Produtores que carregam heranças milenares “do fazer à mão” têm a oportunidade de renda e condições de trabalho justo. A valorização destes ofícios é uma forma de garantir a sua continuidade de geração para geração.

A utilização de corantes naturais (urucum, casca de cebola, beterraba, clorofila, cacau, etc) garantem cores únicas nas peças e o bem estar no consumidor que está adquirindo um produto feito com matéria prima natural (algodão orgânico, linho, seda, viscose, etc) e sem químicas que causam alergias na pele.

São características da moda slow fashion:a exposição das peças nas lojas utilizando materiais que seriam descartados como suporte (por exemplo, os pallets); a redução no uso de embalagens que geram menos lixo e reduzem o uso de energia na produção das mesmas e etiquetas feitas com PET.

Semana que vem vamos contar como tudo isso começou e como anda a moda SLOW pelo mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário