segunda-feira, 11 de maio de 2015

Museu do Bordado Itinerante, uma exposição inédita na Assembléia


Mariangela Mucida (foto acima) é diretora da Associação dos Amigos do Museu do Bordado, e passou o final de semana montando a exposição inédita que estreia nesta segunda-feira, dia 11, às 19 horas, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Minas. 

É a primeira mostra do Museu do Bordado Itinerante, que ficará em cartaz até o dia 16, das 8 às 20h, com entrada franca.

A data coincide com a Semana Nacional dos Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. 
Mariangela é responsável pela catalogação das peças que são doadas por famílias de todo o país. 

Outra atuante colaboradora do museu é a artista plástica Marília Pierazoli, atualmente expondo também em Boston, nos Estados Unidos, trabalhos resultantes de pesquisa em sítios arqueológicos na região de Cocais.

Pierazoli está terminando um curso de pós-graduação em Arte Contemporânea na PUC Minas, enquanto desenvolve outra pesquisa, esta com troncos de árvores.

Fundado há mais de uma década pela artista plástica mineira Beth Lírio, o Museu do Bordado é inédito no Brasil, está incluído no Guia Nacional dos Museus, do Ibram, e funciona com visitas agendadas no andar superior da casa de sua curadora, no Bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte. 

Reúne mais de 2 mil peças catalogadas, com datas e a história das famílias que as doaram, as técnicas de ponto utilizadas, o período em que foram feitas. Além dos bordados – toalhas, colchas, vestidos de noiva, lençóis, fronhas, toalhas de batismo e camisolas, algumas datando de 1790 – os crochês também são destaque. (Post Tetê Rios)



Nenhum comentário:

Postar um comentário