segunda-feira, 20 de abril de 2015

Concertinas na Vila Paris, a busca da segurança a todo custo


Um dos poucos negócios em expansão no Brasil, a segurança pública cresce a taxas de 13 por cento ao ano, desde 2001, e agora, além das câmeras, acrescentou-se as concertinas para proteger prédios de assaltantes e vândalos, como os que frequentam a praça João Ivo de Azevedo, na Vila Paris.

A concertina é uma cerca cortante de formato espiral composta de lâminas de aço super afiadas. Sua utilização foi iniciada em ações militares. É a evolução do arame farpado e está sendo utilizada em residências, condomínios, construção civil, estabelecimentos comerciais, empresas, industrias, fabricas, prédios públicos, presídios e áreas restritas.

A praça João Ivo de Azevedo fica no final da rua Gonçalves Veloso com Iraí, ao lado do Posto de Saúde Tia Amância, e tem sido frequentada por adolescentes para consumir drogas e praticantes de Parkour, uma modalidade esportiva que consiste em ir de um ponto a outro o mais rápido possível. Seus praticantes são os traceurs. As mulheres são as traceuses.


Claudiano dos Santos (foto abaixo) instalou quase 100 metros de concertina no muro de um prédio que faz divisa com a praça. Ele trabalha em empresa especializada e disse que não faltam serviços, tal a procura por estas cercas perfurantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário