terça-feira, 20 de janeiro de 2015

DKW original, três cilindros, o sonho de colecionador circula pelo Parque


Ele reina absoluto aos domingos, no Parque da Barragem. Reluzente, original, chapa preta - que identifica a sua autenticidade e mostra que é de colecionador -, o Belcar DKW Vemag Ano 1967, com o selo da Auto Union DKW do Brasil, chama a atenção especialmente daqueles que viveram os deliciosos Anos Dourados. 

O carrinho era o sonho de consumo de qualquer jovem dos idos de 1960. E este que passeia pelo Parque nas manhãs de domingo tem história. 

Seu felizardo e invejado proprietário, Carlos Henrique Batista (foto), “namorou” o DKW durante 20 anos, até, finalmente, conseguir estacioná-lo em sua garagem.

Ele conta que viu o carro pela primeira vez no Bairro de Lourdes, quando o seu proprietário saía de casa. Foi paixão à primeira vista. 

Assediou o dono, mas este recusou a oferta, alegando que tinha comprado o DKW zero Km, e que não tinha a pretensão de vendê-lo.

Os anos passaram, quando ele ficou sabendo do falecimento do proprietário, que já ia pela casa dos 90 anos, e da venda do carango, pela viúva, para um colecionador. 

Não hesitou: foi atrás e conseguiu convencer o novo dono a vender o carro. Com 70 mil Km rodados, o carrinho é original em tudo, da pintura ao motor. 

Carlos Henrique, seu terceiro dono, mostra as quatro marchas no volante, e observa que depois do modelo, de três cilindros, que deixou de ser fabricado em 1967, somente agora a Volkswagen lançou o UP, também com três cilindros.

O carro tem motor dois tempos, três bobinas, três platinados e três condensadores. Dá a partida como se fosse um 0KM, pega de primeira, seu ronco é um delicioso reencontro com o passado. 

Nunca foi à oficina e encara as rodovias país afora para participar de encontros de carros antigos. Em abril vai a Campos do Jordão e, em junho, a Águas de Lindoia, ambas no interior de São Paulo, para dois dos maiores encontros de colecionadores.

Bancos de vinil branco, o Belcar, um autêntico brasileiro, foi produzido pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967. 

Foram produzidas exatas 51.072 unidades do modelo, sucesso pela boa estabilidade, conforto e espaço para até seis passageiros. (post Tetê Rios)


Nenhum comentário:

Postar um comentário