segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Vila Viva entrega primeiros apartamentos no Aglomerado Santa Lúcia


O novo ano, que já está aí, chega com boas novidades para 56 famílias do Aglomerado Santa Lúcia. Elas foram selecionadas para receberem os primeiros 56 apartamentos da Vila São Bento (foto acima).

Quem caminha pela pista pode perceber o adiantado da obra que, quando estiver totalmente concluída, poderá reassentar 587 famílias em apartamentos localizados em uma das áreas mais nobres da capital. E com vista invejável do Parque da Barragem, diga-se de passagem.

Segundo informações da Companhia Urbanizadora e de Habitação (Urbel), as unidades, medindo 47 e 59 metros quadrados, têm dois ou três quartos, distribuídos em prédios de quatro e cinco andares. 

Os apartamentos possuem cozinha americana e alguns têm área privativa. Os primeiros serão, prioritariamente, destinados a idosos e a pessoas com necessidades especiais.

Um pouco mais acima, a Vila Estrela, obra do Orçamento Participativo localizada entre as ruas Anita Soares e Rua H, segue em fase de acabamento, para a construção de 48 apartamentos.

As intervenções do programa Vila Viva têm o objetivo de promover a requalificação urbanística e ambiental, bem como a implantação de saneamento básico e iluminação pública, obras do Orçamento Participativo.

As beneficiadas são famílias removidas devido às obras do programa Vila Viva ou que se encontram em áreas de risco geológico. Atualmente, o programa está presente em 12 comunidades de Belo Horizonte, atendendo aproximadamente 193 mil moradores que vivem nestes locais. (post Tetê Rios)

O Aglomerado Santa Lúcia está sendo urbanizado

2 comentários:

  1. Este programa pode ser a redenção urbana das grandes cidades.
    Favelas transformadas em vilas, sem a remoção drástica de seus moradores é um forma civilizada de resolver a questão.
    Minha única crítica construtiva é que não se reservou espaços comerciais nos prédios, descaracterizando um dos padrões urbanos e talvez dificultando a vida e o trabalho de moradores.
    De qualquer forma, a cidade está de parabéns.
    Nenhum projeto no parque da barragem estará completo, se não considerar a população marginalizada em seu entorno.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto contemplou, sim, lojas comerciais nos prédios. A informação não entrou na matéria, mas os espaços serão ocupados com comércio para os moradores, como também áreas de lazer, como a criação de dois parques, o Bicão I e II, um fechado com vegetação de contenção, e outro aberto, para a prática de esportes radicais.

      Excluir