terça-feira, 11 de novembro de 2014

As damas da noite perfumam os dias no parque


O Parque da Barragem Santa Lúcia tem uma boa variedade de árvores, que oferecem sombra (pau ferro), frutas (mangas e goiabeiras) e cheiros.

As duas da foto provam que este é também um parque dos sentidos, dos cheiros, um parque aromático.

São as “damas da noite” que aqui, nesta primavera, espalham o aroma característico pela área da barraca do Coco e Cana, o dia inteiro, sem esperar a noite.

Segundo especialistas, a dama-da-noite (nome científico cestrum nocturnum) é uma planta vigorosa e de rápido crescimento, utilizada geralmente isolada ou em pequenos grupos. É uma peça indispensável em jardins aromáticos, “dos sentidos”, e borboletários.



Pode ser conduzida como arvoreta e trepadeira, através de podas, perfumando assim calçadas, pátios e cobrindo caramanchões, arcos, treliças, entre outros suportes. Para atenuar o forte perfume, deve ser plantada à meia-sombra, desta forma sua floração será menos intensa.

3 comentários:

  1. Que maravilha! E esta "anta" aqui fica com preguiça de se deslocar da Praça Cavallini até a Barragem...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eustáquio. Embora você tenha colocado entre aspas, os arbustos fotografados não são 'damas da noite', mas 'murtas' (que estão floridas pela cidade inteira).O perfume é o mesmo, mas muito mais suave do que o das damas da noite. Mas é apenas um detalhe. Bom dia, Um abraço, Hugo.

    ResponderExcluir
  3. Hugo Mari, meu caro. Você deve ter razão. A planta que mostrei pode sim ser esta murta, provavelmente "prima" da dama da noite, Mas olha. Hoje eu fiz uma pesquisa ali em frente aos arbustos: dez, entre dez pessoas, disseram que elas são mesmo "damas da noite". E veja só. O site jardineiro.net coloca as duas no mesmo canteiro: murta de cheiro ou dama da noite. Vai saber. Mas vou consultar a botânica Tatiani Cordeiro, chefe dos parques da regional centro sul. Ela plantou estes arbustos.

    ResponderExcluir