segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mini carros de aluguel, uma solução urbana inovadora em Berlim


(EAS, de Berlim, especial para o Blog do Parque) Berlim, a capital da Alemanha, tem um importante e inovador sistema de aluguel de carros que ficam estacionados na rua mesmo, têm um custo 30 por cento mais barato do que um taxi e também estão disponíveis em toda área urbana da cidade 24 horas por dia.

Custa 30 centavos de euro por minuto e não são cobrados os quilômetros percorridos.

São cerca de 3.500 carros, mini, pequenos e médios, elétricos e também os confortáveis BMWs, que ficam ali, à disposição, basta um cartão de crédito.

O sistema complementa o eficiente sistema de transporte público da cidade que possui os metrôs subterrâneos (U Bahn); os trens que circulam na superfície (S Bahn); os bondes e os ônibus, tipo BRTs, articulados ou de dois andares.

São cinco empresas atuando em Berlim neste sistema de “car sharing”: DriveNow (pertencente à BMW); Car2Go (da Mercedes Benz) que usam os Mini Coopers e Smarts; Multicity (Citroen) usa o CZero elétrico; SportCar, Opel/GM; e o CiteeCar, de múltiplas marcas.

O usuário precisa se cadastrar em uma ou em todas as empresas, com o número de seu cartão de crédito, recebe um cartão magnético para desbloquear o carro na rua.

No mais é procurar numa app do seu smartphone qual o carro que está mais próximo, fazer a reserva pela internet mesmo, chegar no carro, desbloqueá-lo aproximando no cartão do vidro dianteiro e pronto. A chave está na ignição, outros nem têm chaves. Geralmente os usuários usam uma app que lista todos os carros, das cinco empresas.

Os automóveis são à gasolina e elétricos e você fica sabendo na hora da reserva o quanto de combustível ele tem. Se está com pouca gasolina e o usuário pode perder um tempinho, vale a pena encher o tanque no primeiro posto com um dos cartões disponíveis no próprio carro, e que servem apenas para aquele carro.

Nisto, o usuário ganha de bônus 20 minutos de utilização. As empresas, porém, têm equipes atentas para manter os carros sempre com carga na bateria e gasolina nos tanques.


Ou seja. Você pega o carro, vai até onde deseja, estaciona, desliga. Fecha a porta. E paga no final do mês, no seu cartão de crédito. Não são registrados casos de furtos desses carros, todos equipados com GPS ultra sensíveis.




5 comentários:

  1. Ah! isso é que é mundo! Que formidável!
    Continue enviando informações para nós, tô adorando!

    Abraço,

    Ângela

    ResponderExcluir
  2. Que distância, que distância de nosso sofrido (espoliado) Brasil

    ResponderExcluir
  3. Primeiro mundo é assim mesmo. Poderíamos ter um esquema de transporte público eficiente. Mas precisaríamos de políticos eficientes. E isto, ah meu Deus, é difícil!

    ResponderExcluir
  4. EAS, meu caro.
    Será que meus bisnetos (ou trinetos) vão ser contemplados com
    esse Primeiríssimo Mundo? Acho difícil. Um abraço, curta muito
    e volte logo.

    ResponderExcluir
  5. Este carrinho Smart é tão quadradinho que dá para estacionar de frente. Não precisa nem fazer baliza. A gente entra direto na vaga. Eu adoro.

    ResponderExcluir