quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Caminhar por Berlim



(EAS, de Berlim, para o Blog do Parque)  Estou em Berlim há 20 dias e não deixei de fazer minhas caminhadas um dia sequer.

A cidade permite, apesar do clima maluco que a gente enfrenta por aqui. Estamos em pleno verão e durante o dia basta o sol se esconder, a temperatura baixa para uns 13 graus. Um gelo.

Venta muito mas a cidade permite longas caminhadas. É uma cidade plana, densa de árvores, nas ruas, em frente às casas, no meio das avenidas, parques e mais parques. Os carros, ônibus, trens, caminhões não soltam fumaça nem fazem barulho.

Não se ouve música que alguém escuta dentro do carro. Sem essa desses malucos com carros tunados, alto falantes a toda, para incomodar a rua toda.

O transporte público é eficiente. Os ônibus não atrasam, os trens estão sempre no horário, a logística para você sair de um ônibus e pegar um metrô, por exemplo, é perfeita, no tempo certo.

Os taxis nem são tão caros assim, e estão sempre por perto. Só Mercedes na cor bege.

A língua é complicada. Aprendi meia dúzia de palavras, mais para ler e me orientar na rua, nas compras. Mas tenho resolvido todos os meus problemas falando inglês. Quem fala inglês não se perde e se dá bem em Berlim.

Ah. Os alemães gostam, sim, e muito, de futebol. Ao ponto de em épocas de grandes jogos em Berlim, o hotéis ficarem lotados e com preços reajustados nas alturas. Isto apesar de a capital da Alemanha ser considerada uma das cidades mais em conta da Europa, de preços bem convidativos.








2 comentários:

  1. Ué. Já ia reclamar que tava sumido. Apareceu. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adoramos Berlim na primeira vez que lá estivemos ano passado. Quermos voltar. Ainda há muito o que ver e curtir, em especial rodar toda a cidade de bike, com total segurança!

    ResponderExcluir