segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Breno Zeymer, um mineiro no Reino da Noruega


O Blog Parque da Barragem tem correspondentes atentos, do outro lado do mundo.  Da pequena Gjøvik, (pronuncia-se Diovic) uma comuna da Noruega, com 27 mil habitantes, o estudante Breno Zeymer, que cursa Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa, manda uma ideia para o projeto do Novo Parque.

Ele acaba de chegar à cidadezinha, situada às margens do imponente Lago Mjøsa, para estudar por um ano na Gjøvik University College, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras.  

Junto de outros dez estudantes brasileiros, curte o verão norueguês, com temperaturas em torno dos 30 graus.

No Inverno, a maior parte da superfície da Noruega se transforma num paraíso coberto de neve. A temperatura chega a beirar os 20 graus negativos e, em algumas regiões, os termômetros podem cair até -40°C.

Mas quando faz calor, a população se esbalda num pequeno lago que, quando vem a neve, se transforma em uma pista de esqui. 

“Vai aí uma ideia para o projeto do Novo Parque. A nossa lagoa é imensa perto deste laguinho, que só tem o trampolim, uns banquinhos muito ajeitados ao redor e um gramadão onde as pessoas ficam tomando sol”, diz Breno que, quando está em Belo Horizonte, bate ponto na Barragem, especialmente aos fins de semana. (post Tetê Rios)


Nenhum comentário:

Postar um comentário