segunda-feira, 23 de junho de 2014

Solitária, a garça Ardeidae reina absoluta no lago do Parque

Da família Ardeidae, a garça é uma ave ciconiiforme, prima da cegonha, com a qual tem em comum o grande porte, as patas longas e sem penas e o pescoço comprido, a habitação perto de lagos, rios ou estuários e o fato de não emitirem quase nenhum som. 


Geralmente, as garças vivem aos bandos, especialmente no período reprodutivo.
O que não é o caso da nossa, a garça do lago do Parque da Barragem, que reina solitária, silenciosa e absoluta entre as aves que para cá acorrem em busca de alimento.  

Ela parece ter se acostumado ao movimento dos caminhantes e dos corredores da pista, e mesmo ao burburinho da criançada, nos finais de semana.


As garças medem entre 70 e 85 cm de altura e pesam, em média, de 3 a 5 quilos, de acordo com a espécie. Alimentam-se basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte. A fêmea costuma botar, em média, de 5 a 6 ovos.

Uma curiosidade é que não mergulham na água, ao contrário dos socós, biguás, que também habitam o lago, mas estão sumidos desde que o Inverno chegou.

Quando pressente que está sendo observada de perto, a nossa garça solitária continua, impassível, a sua pescaria, para, somente depois, alçar voo para a outra margem do lago.


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ardeidae
Vivem em regiões tropicais e subtropicais de todos os continentes, exceto Antártida.
Possuem hábitos diurnos, sendo que se recolhem nas copas de árvores altas no cair da tarde e a noite. (postagem e fotos de Tetê Rios)

3 comentários:

  1. Bela matéria, Tetê. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Bela matéria, Tetê. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da aula. E da "moça ", nossa vizinha solitária, a qual chamaria de Lucinha. Que por aqui fixe residência.

    ResponderExcluir