sexta-feira, 9 de maio de 2014

Justiça Federal reduz despesas e arrecada 9 bilhões de reais


A Justiça Federal assegurou, em 2012, uma arrecadação de nove bilhões de reais para os cofres da União, através de decisões nos processos de cobrança da dívida ativa.  O valor é quase 1,3 vezes maior que as despesas dos tribunais federais

Esta informação é do juiz federal Weliton Militão (foto), que brevemente deverá assumir uma vaga ao Tribunal de Justiça Federal da 6ª Região a ser implantado em Minas.

Ainda ontem, em conversa com o editor do Blog na pista da Barragem, Weliton Militão comentava que “a Justiça Federal é o único ramo do Judiciário brasileiro que conseguiu reduzir suas despesas, ao longo dos oito anos em que vem sendo realizada e divulgada a pesquisa nacional "Justiça em Números", conduzida a cada exercício pelo Conselho Nacional de Justiça.”

 Com isso, não se justifica a elaboração de um plano de carreira próprio para os servidores dos Tribunais Superiores, em Brasília, do qual ficariam excluídos os que integram os quadros funcionais das Cortes federais no resto do país. 

A ponderação é um dos argumentos apresentados pelos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais, que encaminharam ofícios aos presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, e do Superior Tribunal de Justiça, ministro Félix Fischer, manifestando-se contrários à eventual elaboração de projeto com esse propósito.

Os documentos destacam que a separação das carreiras desestimularia os servidores regionais,  fomentando a "criação de castas entre servidores de mesma competência e carreiras afins".


Os ofícios foram assinados no dia 11 de abril, pelos desembargadores federais Cândido Riberio (TRF1), Sergio Schwaitzer  (TRF2), Fábio Prieto (TRF3), Tadaaqui Hirose (TRF4) e Francisco Dantas (TRF5).

Um comentário:

  1. Hahahahaha, não acredito que eu lei isso: "juiz federal Weliton Militão (foto), que brevemente deverá assumir uma vaga ao Tribunal de Justiça Federal da 6ª Região a ser implantado em Minas".

    Para informação de vocês, esse juiz é um do maiores corruptos do país. Ele foi aposentado compulsoriamente de seu cargo (máxima punição passível à um juiz - deve ser por isso que ele tá correndo a tarde no parque) por vender sentenças em Minas Gerais. Foi investigado e preso na Operação Pasárgada, da Polícia Federal, desencadeada em 2012. Ele ajudou no desvio de cerca de 200 MILHÕES DE REAIS (sim, você não leu errado), dinheiro que deveria ser repassado por prefeituras de MG ao INSS.

    Então, NÃO, ele não vai ser promovido a desembargador nem hoje, nem amanhã, NEM NUNCA, pois não é mais juiz, perdeu o cargo, foi encostado, achincalhado, por ser corrupto. E outra, TRF6 não existe e demorá para existir!

    ResponderExcluir