sexta-feira, 28 de março de 2014

Índice de obesidade é alto na barragem


Guilherme Tadeu Barbosa (foto) é estudante de Educação Física. Já terminou a graduação, e agora está no último ano de seu bacharelado. Ele é um estagiário dos mais entusiasmados do Projeto Caminhar, da Prefeitura de Belo Horizonte.

A cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, das 7 às 9h10, lá está ele, junto com outros oito alunos de Educação Física, promovendo a saúde dos caminhantes da Barragem. 

Eles atendem em média 40 pessoas, que vão para aferir a pressão, medir o peso e a altura, a circunferência abdominal, o IMC – índice de massa corporal – que revela o percentual de gordura no corpo, e também realizam uma avaliação cardiorrespiratória.

O atendimento dura em torno de 20 minutos, e tem atraído muita gente, que faz o controle mensal gratuitamente. 

O estudante alerta: em comparação com outros locais de caminhada em Belo Horizonte, a turma da Barragem está mais obesa, com hipertensão e circunferência abdominal acima da média. 

“O índice de obesidade por aqui é um dos mais altos de BH”, observa o estagiário.

A obesidade é exatamente o tema de seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Para quem está acima do peso, Guilherme recomenda atividade física no mínimo três vezes por semana, durante pelo menos 45 minutos, aliada à uma reeducação alimentar. 

Para quem ainda não conhece o serviço, a turma volta à Barragem no dia 4 de abril.

Um comentário: