terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Os seios nos meninos

Coluna do Pacome
 
Carlos Eduardo Guilherme
 
Ainda a despeito de meu último texto quando relacionei a violência urbana à obesidade infantil, tenho a declarar: a maioria dos garotos obesos é acometida pela ginecomastia - o aumento anormal das glândulas mamárias do homem. 
 
São acometidos com essa anomalia os jovens sedentários e que abusam de alimentos calóricos. O maior problema desse incômodo é que, por vergonha, esses garotos não tiram a camisa em público nem nas atividades esportivas.
 
Devido a isso, ficam arredios. A ginecomastia, além de levá-los à rejeição social, leva-os também à perda da autoestima. Pior, esses garotos, por mais que professores fiscalizem, são alvo de deboche e chacota dos colegas.
 
Ao contrário do que se imagina, o bullying não existe somente nas escolas. Essa perversa "brincadeira" também acontece nos clubes durante as práticas esportivas.
 
Observo que a obesidade infantil está intimamente relacionada com o nível socioeconômico do garoto: quanto mais alto, mais rechonchudo, e, quanto menor, mais magrinho.
 
Por que isso acontece? Os garotos da periferia brincam com atividades ligadas à natureza, enquanto os de maior nível social ficam trancafiados em casa, comendo guloseimas, assistindo TV e brincando no computador. Precisamos alterar essa equação.

Um comentário:

  1. Pacome, filho do nosso eterno Adolfo Guilherme, irmão dos meus queridos amigos Sérginho e Fátima
    tá sumido, tá fazendo falta sem machucar a canela!!!!(sic), temos que encontrar nas caminhadas, sem moto.
    Beto e Norma

    ResponderExcluir