sábado, 8 de fevereiro de 2014

Marcio Lacerda vai agir no Parque da Barragem


O prefeito Marcio Lacerda (foto) visitou hoje pela manhã o Parque da Barragem Santa Lúcia. Em conversa com o editor do Blog prometeu apoiar as iniciativas que os frequentadores sugerirem, inclusive o cercamento do parque.

“Sou favorável ao cercamento. Pouquíssimos parques em Belo Horizonte são abertos. A cerca ajuda na preservação do ambiente natural, diminui o risco de assaltos e agressões. Vamos olhar com carinho esta região, inclusive com a construção de nova praça de esportes para utilização comunitária.”

Marcio Lacerda solicitou ao editor que reunisse os frequentadores interessados em melhorar o parque da barragem, elaborasse um projeto e o apresentasse. “Terei o maior prazer em atender.”

Estas reuniões têm sido realizadas pelo editor nestes últimos três meses e as sugestões estão prontas.

Aqui vão elas, Sr. Prefeito:

Embelezar o parque, com capina mais eficiente, plantio de mais árvores, correção das guias e buracos na pista de caminhada, com nova camada de asfalto e pintura.

Demarcação da pista para bicicletas, se é que se vai permitir bicicletas no local, devido ao maior número de caminhantes.

Cercar o parque.

Promoção do parque, com campanhas publicitárias informando que a área voltou a ser segura, com a presença diária de policiais militares do 22º batalhão, estacionado em sua orla.

Transformar o parque em local de visitação turística, oferecendo os atrativos de caminhadas, exercícios em aparelhos e áreas de contemplação.

Ampliação dos quiosques de venda de coco, sucos, água, açaí. Possibilitar a utilização da pista da orla também à noite, com garantia de segurança policial.

Convidar empresas para adotar o parque, no sistema de medida compensatória ou pelo programa Adote o Verde.

O Blog Parque da Barragem se coloca, desde já, à disposição dos frequentadores. Favor postar sugestões e comentários ou enviá-los para o email do editor: eustaquiosa@gmail.com


Com o cercamento, não teremos mais a ameaça desta porca imensa (foto), de seus cento e poucos quilos, chafurdando nos gramados, destruindo canteiros e ameaçando os caminhantes, pois ela é brava e há relatos de corre-corre quando ela invadiu a pista outro dia com seus três filhotes. Esta foto foi batida hoje pela manhã, uma hora antes de o prefeito visitar o Parque da Barragem.


14 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho Eustáquio
    Fui frequentador deste parque, com minha esposa, por anos a fio.
    Meus filhos cresceram brincando nos seus espaços, com primos e amigos.
    Depois que se tornou inseguro, paramos de frequentar.
    Espero retornar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todas estas sugestões. De minha parte, gostaria de poder correr ali à noite, mas não o faço por receio a assaltos. Fica muito escuro e sem policiamento. Com estas noites bonitas seria ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Ivan, meu caro. Você já pode retornar ao parque, pois já conseguimos um recorde histórico: um mês sem assaltos. Isto porque o comando do 22º Batalhão da PM tem postado policiais por ali diariamente.

    ResponderExcluir
  4. A artista plástica Yara Tupynamba enviou o seguinte email para o editor do Blog:
    "Eustáquio,
    tenho visto sua luta pela barragem e sugestões de diversos niveis e atividades porém não vi uma atividade ligada as artes, seja música. seja artes plásticas ou dança. Já assisti ai concertos de música erudita, patrocinadas por grandes empresas.Seria lindo, fim de tarde, eventos deste porte. Fica a sugestão.


    Agradece a

    Yara Tupynambá

    Visite meu site
    www.yaratupynamba.com.br

    Visite também o site do Instituto
    www.yaratupynamba.org.br

    ResponderExcluir
  5. Leopoldo José de Oliveira8 de fevereiro de 2014 às 23:20

    Viva a vitoria do blog de nossa barragem Santa Lucia. Estou sentindo firmeza nas promessas do nosso Prefeito Marcio Lacerda.é um homem que não de prometer as coisas em vão.Vai realizar mesmo.Parabéns ao Blog e ao seu editor o combativo jornalista e amigo Eustaquio Augusto dos Santos.a) Leopoldo José de Oliveira.

    ResponderExcluir
  6. A região merece o parque bem cuidado, seguro e cercado. Concordo com as idéias apresentadas no blog e com a sugestão da Yara Tupinambá. Aguardo ansiosamente a concretização das promessas do prefeito Márcio Lacerda.

    Elisabeth Figueiredo

    ResponderExcluir
  7. Ótima sugestão a da Yara Tupinambá. Aguardo ansiosamente o cumprimento das promessas do prefeito Márcio Lacerda. Assim poderei voltar a caminhar no Parque da Barragem Santa Lúcia com segurança, cercas e paisagismo. Todos nós, moradores da região e visitantes, merecemos um lugar bonito, bem cuidado. E com polícia na área.

    ResponderExcluir
  8. Afonso Barroso de Souza Lima9 de fevereiro de 2014 às 16:13

    O prefeito poderia transformar o parque num novo cartão postal de Belo Horizonte, o cartão da zona sul. E os melhoramentos poderiam fazer parte deste novo projeto dos prédios populares e ruas que serão abertas no aglomerado Santa Lúcia. É a ligação direta com a BR pro Rio.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas sugestões, todas.

    Quanto a cercar o parque, porém, é preciso tambem planejar e realizar manutenções permanentes da futura cerca de forma a eliminar buracos como os existentes, há longa data, no entorno das quadras, pois, em nada diminuiria a possibilidade de entrada de animais e continuariam existindo "rotas de fugas" para marginais.

    Muito bom se tivessemos mais eventos musicais pelo menos aos finais de semanas como, aliás, já presenciei mas, infelizmente, só 2 ou 3 vezes.

    Que seja mantida a presença da PM e que não suma daqui a 1 ou 2 meses.

    Tambem muito bem-vinda, especialmente, a busca de empresas que possam adotar o parque. Creio que assim teríamos mais limpeza de um modo geral, melhores sinalização e demarcações.

    Não sou favorável, entretanto, a termos ciclistas nas pistas atuais; são muito estreitas para dividir com os caminhantes.

    Tomara que o prefeito cumpra sua promessa de olhar o parque da barragem com mais atenção, demonstrando isso atendendo nossas sugestões.

    Abraços.
    Júlio Honori.



    ResponderExcluir
  10. Marinalva Portilho Vieira9 de fevereiro de 2014 às 23:02

    Quanto ao fechamento do parque sugiro que seja feito um plebiscito! Eu particularmente sou literalmente CONTRA!!!! Bastaram 2 soldados PM mantidos diariamente para que os assaltos terminassem, quanto aos animais, multar os donos!!!!! Já vivemos engaiolados!!!!!
    Marinalva

    ResponderExcluir
  11. Força do Blogueiro Eustáquio, leva nosso prefeito Marcio Lacerda na Barragem Santa Lúcia. Prefeitura e PMMG podem ser parceiras desse parque maravilhoso, estimulando campanhas para saúde, fazendo capacitação física de nossos militares do 22º Bat . É a melhor pista de caminhada da capital, vale conferir!

    ResponderExcluir
  12. Extremamente infeliz o comentário "se é que se vai permitir bicicletas no local, devido ao maior número de caminhantes." Não concordo com a proibição das bicicletas no parque, que desde sua inauguração conta com essa pista. Por que prejudicar um grupo em benefício de outro? Não é porque somos em menor número que devemos perder nosso direito de usar o parque como ciclistas. Por que não sugerir o alargamento da pista de caminhada? Enquanto no mundo todo, inclusive em BH, constroem-se pistas de bicicletas, vamos retirar os ciclistas do parque? Gostaria de me informar sobre quando e onde ocorrem essas reuniões, pois gostaria de levar minha reivindicação em favor de manter a pista para ciclistas. Por favor, vamos lutar para que todos possam usar o parque, cada um com o seu esporte e com o seu espaço. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia Calmon de Albuquerque. Você terá oportunidade de externar sua posição na audiência pública que o Blog e o vereador Marcelo Alvaro Antônio estão marcando para breve. Tão logo sejam definidos data, horário e local o Blog fará ampla divulgação. Achei ótima a sugestão de se alargar a pista de fora. Esta audiência proporá sugestões a serem implementadas pela Prefeitura. Fique ligada.

      Excluir
  13. Sou a favor de eventos culturais,de diversas formas, sou a favor de um policiamento reforçado, assim como nas ruas dos bairros próximos e até mesmo no aglomerado,sou contra o cercamento do parque em nome de segurança de uma parte dos frequentadores ,creio que a segurança deva ser para todos assim como o uso dos espaços de lazer,cercar ou querer limitar o uso de um espaço como esse só mostra o desprezo dos políticos com a população menos favorecida, e punindo uma população q por motivos financeiros ,sociais,e infelizmente por preconceito,,,por que muitas vezes quando vamos a eventos culturais somos olhados cm receio por pessoas que já frequentam esses ambientes,nem todos que moram nos aglomerados são ladrões,da mesma forma que nem todos que moram em bairros de luxo são pessoas idôneas, se é para ter audiência pública,para discutir o futuro do parque,que seja feito de forma clarae que os moradores do aglomerado também sejam informados através de sua associação, pois querendo ou não também temos laços e história com o parque!! A favor de melhorias mas sem excluir no guem!!/ abraço a todos,,, Reginaldo Almeida

    ResponderExcluir