domingo, 10 de novembro de 2013

Ikebana, os arranjos que respeitam a natureza

A ikebana é originária da Índia, onde os arranjos eram destinados a Buda, e se personalizou na cultura nipônica, que a tornou mais conhecida. Em contraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor. Enquanto que os ocidentais tendem a pôr ênfase na quantidade e no colorido das cores, dedicando a maior parte da sua atenção à beleza das corolas, os japoneses enfatizam os aspectos lineares do arranjo.
A arte foi desenvolvida de modo a incluir o vaso, caules, folhas e ramos, além das flores. A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três pontos principais que simbolizam o céu, a terra e a humanidade, embora outras estruturas sejam adaptadas em função do estilo e da escola.

Elisabeth Andrade consegue seus arranjos com simplicidade e sem sequer utilizar o  kenzan, o suporte pesado com espetos de ferro, apenas se utilizando das dobras dos galhos da própria samambaia (foto), destas que a gente tem em casa. As sobras de podas fornecem matéria prima para estimular a criatividade de cada praticante, ideal para acalmar a mente depois das fortes caminhadas, e também demonstrar o respeito à natureza.

Um comentário:

  1. Sempre admirei a ikebana e até tentei, sem sucesso. É preciso ter arte, bom gosto e delicadeza como a Elisabeth que nos brinda com este arranjo maravilhoso. Adorei! Linda apresentação! Linda foto!
    Parabéns!
    Abraço,
    Ângela de Andrade

    ResponderExcluir