quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O curador e a artista

O mineiro Marcelo Dantas é o curador da instalação Ilha do Encantamento, em montagem na lagoa do Parque da Barragem Santa Lúcia e criada pela artista chinesa de renome internacional Jennifer Wen Ma. A artista criou um trabalho único. Ela pinta as plantas com nanquim preto utilizando tinta especial importada de Xangai (para este trabalho foram 865 litros), na China, que não a sufoca e, com o tempo, permite que surjam brotos que se destacam na coloração negra.
Marcello Dantas é reconhecido designer e curador de exposições e diretor de documentários desde 1986. Formado em Cinema e Televisão pela New York University, e pós graduado em Telecomunicações Interativas pela mesma universidade. Estudou História da Arte e Teoria de Cinema em Florença na Itália e Relações Internacionais e Diplomacia em Brasília. No seu currículo incluem-se prêmios de melhor documentário na Bienalle Internationale du Film Sur L'Art do Centro Georges Pompidou em Paris, no FestRio, no International Film & TV Festival of New York e o prestigioso ID Design Award da Business Week. Seus trabalhos se concentram na potencialização de conteúdos históricos com uma gramática altamente imersiva onde a sensorialidade e a percepção são enfatizadas.
Eis como ele explica seus desafios na curadoria:
“Enfrentamos o espaço da exposição não como uma moldura, mas sim como uma obra de arte por si, com seu próprio discurso, estética, língua e design. A tecnologia é uma parte central do mundo de hoje e incluímos as tecnologias mais avançadas disponíveis, muitas vezes desenvolvendo novas tecnologias para o design das exposições. Nosso desafio é criar um design que reconheça a presença e a intenção do visitante. Incluindo o uso de dispositivos interativos muito sofisticados e de interfaces invisíveis e ubíquas.”
Jennifer Wen Ma está em BH e trabalha diariamente no Parque da Barragem

2 comentários:

  1. O Marcelo Dantas é também o curador da exposição no Palácio da Liberdade, vejam os recursos tecnológicos utilizados, e do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir